RÁDIO COXIXOLA WEB

domingo, 2 de dezembro de 2012

Enem: a vez das mulheres

Com mais de 5,7 milhões de participantes, as provas do Enem foram realizadas em 1,6 mil municípios, nos dias 3 e 4 de novembro. Dos inscritos, 59% eram mulheres.

enem-mulher
Foto:Agência Brasil
Novos critérios terão de ser incluídos nas regras de seleção para universidades públicas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como a distribuição por raças (Lei de Cotas) e destinar progressivamente uma parte das vagas para estudantes que frequentaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. O objetivo do governo é atingir o índice de 50% das vagas em quatro anos.

Segundo o Inep, a maioria dos participantes do Enem 2012 é composta por mulheres, que respondem por 59% das inscrições, com 3,4 milhões, enquanto os homens somam 2,3 milhões.

O estado de São Paulo tem o maior número de inscritos, com 932,4 mil, seguido de Minas Gerais (653.074), da Bahia (421.731) e do Rio de Janeiro (408.902).

O Enem também é exigido para os estudantes das instituições particulares que necessitam de bolsa de estudo ou financiamento, por meio do Prouni e do Fies. Sem ele, não é possível solicitar os benefícios junto ao governo federal.

Também é procurado pelas pessoas que não concluíram os estudos e buscam a certificação do Ensino Médio, e ainda, para os estudantes que querem participar do Programa Ciência sem Fronteiras, que possibilita fazer parte da graduação ou pós-graduação fora do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.