RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

2013 é o Ano da Cooperação pela Água

Você sabia que cerca de 11% da população do planeta não tem acesso à água potável e 37% das pessoas vivem sem esgoto? Todos nós podemos fazer nossa parte para mudar essa realidade. Por isso, a ONU proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

{txtalt}70% da Terra é constituída por água, mas apenas pouco mais de 2% do recurso está disponível na superfície do planeta para ser usado pelo homem. Você acha pouco? Pois não é! De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a quantidade seria mais do que suficiente para que toda a população do planeta vivesse de forma digna, se não houvesse tanto desperdício e poluição do recurso no mundo.

O grande problema é que o homem não sabe usar a água. Cada um de nós precisa de, mais ou menos, 50 litros por dia para, entre outras coisas, tomar banho, escovar os dentes, beber e dar descarga, garantindo, assim, nosso bem-estar e higiene. Mas a verdade é que utilizamos muito mais do que isso: um canadense, por exemplo, consome cerca de 600 litros de água por dia e um brasileiro, 187.

A questão é lógica: se usamos mais água do que poderíamos, alguém, em algum lugar do mundo, vai ter menos do que precisa, certo? E é exatamente o que acontece: infelizmente, cerca de 11% da população do planeta - o que representa, mais ou menos, 783 milhões de pessoas - não tem acesso à água potável e 37% das pessoas moram em lugares onde não há esgoto. Já pensou em viver sem ter água para matar a sede ou tomar banho ou em não ter onde fazer suas necessidades?

Ninguém deveria ter que passar por isso e, para tentar mudar essa realidade, a ONU proclamou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. A ideia é divulgar mundo afora os dados a respeito do uso, desperdício e poluição da água para sensibilizar o maior número possível de pessoas para a causa.

Nessa missão, a Organização contará com a ajuda de uma figura muito especial: o Goccia, que foi eleito o mascote da iniciativa. Que tal dar uma força para essa simpática gotinha e também espalhar por aí a importância de usarmos a água com sabedoria no nosso dia a dia? Ah, e não esqueça de fazer a sua parte e também economizar o recurso. Contamos com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.