RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Agricultor que é assessorado pela Emater produz quatro vezes mais



A perspectiva da extensão rural e o papel que desempenha a agricultura familiar foram apresentados na manhã desta terça-feira (11), pelo diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins, para
técnicos da Emater Paraíba, destacando os avanços ocorridos nas últimas décadas, que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Ao destacar a importância da extensão rural, Argileu informou que o agricultor familiar assessorado pelo extensionista produz quatro vezes mais do que aqueles não tem esse tipo assistência. Quando recebe assessoramento técnico, num hectare de terra obtém uma renda de R$ 5.100 mil e quando isso não ocorre, sua renda é de R$ 639, conforme dados do Censo Agropecuário do IBGE de 2006.

Segundo ele, apesar de representar 80% das propriedades rurais no país e 70% dos alimentos da cesta básica do brasileiro, os agricultores familiares ainda não são prioridade nas pesquisas cientificas acadêmicas, mas continuam sendo a preferência da extensão rural.

Disse que o MDA vem trabalhando na reestruturar do setor de assistência técnica rural, e que existe uma demanda muito grande por parte dos agricultores para melhorar a produção de alimentos.

Destacou que a extensão rural deve focar em seu trabalho as inovações tecnologias e políticas públicas, procurando implantar aquilo que for de sua competência e facilitando o acesso do agricultor familiar.  “A extensão rural que não se apropria de políticas publicas e inovações tecnológicas não avança”, disse.

Conforme dados do IBGE, no Brasil existem 4.366.267 agricultores familiares, um contingente muito grande que são assessorados por extensionistas, e também existem 1.326.446 agricultores que não dispõem de nenhuma renda ou que possui terras para outras finalidades.  “A assistência técnica garante maior renda às famílias e deve ser o centro a atenção do extensionista”, constatou.

 Foi graças à extensão rural que nas últimas seis décadas muitas lideranças rurais consolidaram suas atividades, devendo continuar vigilante às mudanças ambientais, e está sempre interagindo com a administração municipal, onde tudo começa. “É preciso viver em permanente dialogo com as lideranças comunitárias e agricultores”, lembrou.

 Na solenidade na Emater, estavam presentes os 15 coordenadores dos escritórios regionais, os diretores técnico e administrativo, Erasmo Lucena e Francionildo Araujo, respectivamente, além do presidente do INTERPA, Nivaldo Magalhães e extenionistas reapresentando as 223 unidades operativas da empresa no estado.

Argileu Martins veio à Paraíba para receber o título de cidadania, outorgado pela Assembleia Legislativa, numa propositura do ex-deputado Biu Fernandes, com articulação do deputado Francisco de Assis Quintans e do presidente do INTERPA, Nivaldo Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.