RÁDIO COXIXOLA WEB

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Agricultores familiares discutem convivência com estiagem durante ‘Dias de Campo

A convivência com as estiagens e os programas de compras governamentais que garantem a comercialização de produtos da agricultura familiar são temas de discussões e capacitações levadas aos pequenos produtores pela Emater durante a promoção do ‘Dia de Campo’. Nesta semana foram realizados eventos em São João do Tigre e Queimadas.

No sítio Mulungu, propriedade de João Batista Cantilino, em São João do Tigre, o tema abordado foi sustentabilidade no semiárido. Os técnicos apresentaram os programas Luz para Todos, Pronaf Semiárido destinado a perfuração de poços, bebedouro e caixa d’água e a implantação de sistema de irrigação de pastagem.

Segundo o gerente do escritório local, José Fernando Farias, também foi discutida a importância da construção de valetas e a instalação de projetos de irrigação alternativa, que garante o menor uso de água, sobretudo em período de estiagens, sem prejudicar a produção agrícola.

Já no município de Queimadas, o ‘Dia de Campo’ abordou “Avicultura Alternativa e Estratégias para Convivência com a Seca”. A criação de aves alternativas tem se constituído em uma opção de renda para os agricultores familiares, e a Emater Paraíba está estimulando essa atividade. O evento aconteceu na comunidade Guaritiba, Unidade de Produção Familiar de Alberto Santana.

A programação disponibilizou palestra sobre avicultura alternativa para os agricultores familiares da região assistiram palestra sobre avicultura alternativa, seguida de demonstrações sobre as estruturas de criação de aves, cisternas de placas, silo trincheira, ovinocultura, bovinocultura, utilização de esterco na propriedade e distribuição de mudas de árvores e de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.