RÁDIO COXIXOLA WEB

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Reciclagem de água servida, uma estratégia para otimização do uso da água no semi-árido


O CEPFS é uma organização que atua há mais de 20 anos desenvolvendo ações que fomentam o desenvolvimento rural sustentável no médio sertão paraibano. Com foco em programas participativos suas ações capacitam agricultores(as) para o desenvolvimento de tecnologias sociais, sustentáveis, capazes de tornar a convivência com o semiárido, possível potencializando um novo paradigma de desenvolvimento com equidade de gênero e geração, solidariedade e cidadania.

Uma experiência implantada no ano de 2007, na área experimental do CEPFS, está voltada para o reuso da água servida, ou seja, permitir um segundo uso da água que é usada para tomar banho, para lavar as mãos, para lavar a louça, etc.

No monitoramento do sistema de reciclagem de água implantado na área experimental do CEPFS, foram auferidos dados durante 43 dias, nos meses de setembro e outubro 2007. Também se calculou a quantidade de descargas pelos banheiros da casa e a quantidade de água disponível no tanque de distribuição. Com a manipulação destes dados foi possível constatar que se pode reciclar numa casa, com um número médio de 06 pessoas, 166 litros de água por dia. Tomando em conta que um sistema de gotejamento de uma gota por segundo usa 4 litros de água por dia, se pode regar mais que 40 árvores por dia, com água reciclada, promovendo assim a otimização do uso da água como estratégia importantíssima para a região semi-árida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.