RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ricardo recebe deputados e prefeitos e determina providências para problema de falta d'água

Foto: PoliticaPB
O governador Ricardo Coutinho recebeu, na noite desta quarta-feira (27), na Granja Santana, uma comissão formada pelos deputados estaduais Gervásio Filho e Hervázio Bezerra e pelos prefeitos de Belém, Logradouro e Tacima, que pediram providências emergenciais para o problema do abastecimento d’água após a barragem da Lagoa do Matias ter secado.

Na ocasião, Ricardo determinou que representantes da Cagepa, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM) e da Defesa Civil visitem nesta quinta-feira (27) os municípios de Belém, Logradouro, Caiçara e Tacima para realizar um diagnostico e elaborar um plano emergencial para resolver o problema de abastecimento de água nestas localidades.

Durante a audiência, Ricardo Coutinho garantiu que adotará medidas emergenciais como a renovação dos contratos e ampliação dos carros pipa e a perfuração e recuperação de poços para garantir o acesso à água neste período de estiagem.

O governador também determinou que a Cagepa e a Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia iniciem estudos para avaliar se a melhor alternativa para resolução do problema será recuperar a barragem da Lagoa do Matias ou a construir uma adutora de 12 km que leve água do manancial de Canafístula I para os municípios de Belém, Logradouro e Tacima e Caiçara. “Posso garantir que o governo não medirá esforços para resolver a médio prazo o problema de abastecimento na região”, ressaltou Ricardo.

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, informou que nesta quinta-feira estará junto com representantes de outros órgãos do governo visitando os municípios para que medidas sejam tomadas da maneira mais ágil possível. Deusdete esclareceu que desde o mês de outubro a água da barragem da Lagoa do Matias vem sendo racionada, mas com a falta de chuvas não havia como impedir a baixa do nível do manancial.

O deputado estadual Gervásio Filho avaliou como positiva a audiência mantida com o governador Ricardo Coutinho. “Tivemos uma audiência muito positiva com a garantia da ampliação do programa de carros pipas e a perfuração de poços como medidas mais emergenciais. Por outro lado, tivemos a garantia do governador de iniciar estudos para construção de uma adutora para trazer água da barragem de Canafístula para os municípios que seria uma solução definitiva para o problema”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.