RÁDIO COXIXOLA WEB

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Bancada da PB apoia derrubada do veto à lei dos royalties e cobra audiência imediata com Dilma para tratar da seca no semiárido

Foto: Ascom
A maioria da Bancada Federal da Paraíba apoiou duas importantes iniciativas na noite desta terça-feira: solicitar uma audiência imediata com o Presidente Dilma Rousseff para cobrar ações efetivas do Governo Federal de combate à estiagem e apoiar requerimento de pedido de urgência para votação do veto à nova Lei de distribuição dos royalties de petróleo. “Vamos lutar unidos pela derrubada desses vetos, em defesa dos interesses do povo paraibano”, resumiu o coordenador da bancada no Senado, Cássio Cunha Lima.

O veto parcial da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de lei que previa uma nova distribuição dos royalties e participações especiais acabou desagradando aos estados não produtores, como a Paraíba. O ponto central da intervenção da Presidente Dilma foi impedir alterações nas regras de distribuição dos recursos oriundos de campos já licitados. A bancada da Paraíba ficou insatisfeita com a presidente. Os parlamentares decidiram então marcar a reunião para elaborar e divulgar um documento com a posição do estado em relação ao veto parcial.

Os estados não produtores, como a Paraíba, queriam receber um quinhão dos royalties e das participações especiais dos poços leiloados – tanto os em exploração como os em prospecção. Isso implicaria em perdas bilionárias, já em 2013, para os estados do Rio e do Espírito Santo. “Sabemos e reconhecemos a força dos estados produtores é grande, mas estamos preparados para a guerra”, avisou o deputado Manoel Júnior (PMDB).

Nove dos quinze integrantes da bancada compareceram á reunião, realizada no gabinete do Senador Cássio Cunha Lima. Foram eles os senadores Cícero Lucena, Vital do Rego e os deputados federais Romero Rodrigues, Manoel Júnior, Rui Carneiro, Leonardo Gadelha, Hugo Motta e Nilda Gondim. O Vice Governador Rômulo Gouveia também esteve presente para apoiar as duas propostas da Bancada Federal Paraibana.

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) insistiu em afirmar que não será fácil a luta, mas destacou a importância de brigar até o fim pelos interesses do Estado. “Esse veto prejudicou muito a Paraíba e vários estados do País. Vai ser difícil derrubar o veto, a presidente já tem o apoio do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo, mas temos que lutar”, colocou.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.