RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

AL encaminha propostas sobre Programa do Leite ao Governo do Estado

Dentro da agenda positiva da Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), o presidente Ricardo Marcelo (PEN) enviou ofício ao governador Ricardo Coutinho (PSB), com encaminhamentos da “Caravana da Seca”, realizada na semana passada pela Casa de Epitácio Pessoa em diversas regiões do Estado com o objetivo de verificar a situação de calamidade enfrentada pela população e o rebanho paraibano em decorrência da estiagem, e para cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema. Durante quatro dias, os parlamentares ouviram os relatos de pequenos agricultores, agropecuaristas, líderes comunitários e lideranças políticas regionais.

No documento encaminhado nesta terça-feira (12), a ALPB apresenta propostas dos fornecedores do programa do leite na Paraíba, deliberadas em sessão especial realizada pela Casa no último dia 29 de novembro, quando foi debatido o fechamento de pequenas usinas de beneficiamento de leite, em virtude da estiagem; bem como sugestões para o setor colhidas nos diversos municípios visitados pela Caravana entre os dias 04 e 07 deste mês.

No ofício, Ricardo Marcelo destaca que a ALPB, “solidária ao drama vivido por milhares de paraibanos em razão da estiagem que assola a maior parte do Estado vem promovendo uma séria de discussões com a população para ouvi-la e cumprir com o seu papel de representá-la nas reivindicações junto aos poderes constituídos”.

“No dia 29 de novembro de 2012 foi realizada uma Sessão Especial com os produtores de leite que fornecem para o Programa Leite da Paraíba, com informações aditadas por inúmeros produtores ouvidos ao longo dos municipios percorridos pela Caravana, entre os dias 04 a 07 de dezembro de 2012, onde surgiram as solicitações”, explica o presidente no documento.

Entre as sugestões apresentadas estão: ampliação do teto financeiro dos fornecedores; implantação do crédito leite, com o Governo do Estado criando uma linha de venda diferenciada, através de uma operação de crédito onde seja ofertada a ração animal e o pagamento descontado do crédito a receber pelo leite fornecido; aumento no quantitativo de produtores e agilidade nas informações cadastrais dos novos produtores; e abertura imdeita de laticínios e usinas fechadas pelo SIE (Serviço de Inspeção Estadual).

“De acordo com os produtores e laticinios que fornecem leite ao Programa Leite da Paraíba, ouvidos na Sessão Especial, e com a informações colhidas nos diversos municípios percorridos pela “Caravana”, essas medidas irão assegurar a continuidade das famílias na atividade produtiva, estimulando a participação de mais agricultores familiares e contribuindo para erradicar a pobreza em um dos maiores bolsões de miséria da América Latina, que é o semiárido brasileiro”, comenta Ricardo Marcelo.
Fonte: Da Redação com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.