RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO FAZ JUSTIÇA SOCIAL. Com sonho de ser juíza, catadora de lixo paga faculdade de Direito no ES

Catadora chegou ao 7º período do curso, mas tem dívida com a faculdade. Estudando com livros achados no lixo, ela viu sonho perto do fim.

Foto: G1
Com 52 anos e vivendo do lixo. Foi assim que a catadora Isabel de Fátima Andrade, a 'Dona Fátima', chegou ao sétimo período do curso de Direito em uma faculdade particular de Vitória. Tudo isso por um sonho: "eu quero e vou ser juíza", disse a catadora ao G1. Carioca, ela mora no Espírito Santo há 11 anos, e com a renda de seu ferro velho, onde também mora, conseguiu pagar as mensalidades do curso até então.
Trabalhando com o lixo, encontrou muitos livros jogados fora, e foi com eles que ela estudou durante todo esse tempo. Mas, segundo Fátima, a crise econômica fez cair o preço do papel, e, por consequência, a sua renda. Agora, ela contraiu uma dívida com a faculdade e viu seu sonho ficar próximo do fim.
“Eu curso direito desde 2010, e só agora a situação apertou, porque o preço do papel caiu muito, não tenho como pagar a minha faculdade. Antes, eu ganhava 25 centavos a cada quilo de papel vendido, agora só 2 centavos. Está muito difícil, porque moro e trabalho no meu ferro velho, mas a área não é minha e também estou com o aluguel atrasado”, contou a catadora.
De família humilde no Rio de Janeiro, Fátima explica que começou a trabalhar desde os 12 anos de idade, e não pôde fazer uma faculdade logo que concluiu os estudos porque tinha que ajudar nas contas de casa. Mesmo tendo realizado trabalhos braçais e domésticos durante todo esse tempo, ela sempre teve o sonho de estudar direito.
“Esse sonho vem me acompanhando desde cedo. Sempre gostei de defender o lado mais fraco, quero advogar para ajudar as pessoas. Penso em advogar por uns três anos e depois fazer um concurso para juíza, vou lutar por isso”, disse.

 Fonte: G1

 

Um comentário:

  1. Bonito exemplo é a prova de que quem tem força de vontade alcança seus objetivos. Seria bom se as nossas autoridades ajudassem pessoas com essas atitudes , ao invés de pagar salarios pra familias de bandidos presos !

    ResponderExcluir

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.