RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

6 de dezembro, Dia do Extensionista Rural

Em 6 de dezembro é celebrado o Dia Extensionista Rural, profissional técnico que atua ao lado dos produtores e agricultores familiares, auxiliando-os na superação de diversos obstáculos relacionados a serviços, burocracia e comercialização, contribuindo nas transformações culturais, sociais e econômicas. Os profissionais atuam como efetivos agentes do desenvolvimento sustentável e multiplicadores. A data relembra a criação da primeira instituição de extensão rural no Brasil, a Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), hoje Emater-MG, fundada em 1948.
A diretoria do Senge-PR parabeniza a todos os 16,6 mil extensionistas rurais que atuam em entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural em 4.596 municípios em todo o Brasil. O Estado do Paraná, segundo dados da Emater, possui cerca de 850 extensionistas. Esses profissionais atuam em todos os 399 municípios paranaenses, percorrendo os caminhos do interior, onde um agricultor precisar da orientação de um técnico. O serviço de Extensão atende milhares de produtores rurais, a maioria deles agricultores familiares, pescadores artesanais e trabalhadores rurais. O crescimento da agricultura, do país e o futuro de muitas famílias estão nas mãos do Extensionista Rural. Parabéns a todos os profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.