RÁDIO COXIXOLA WEB

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vital, Ruy e Efraim querem derrubar veto de Dilma a divisão dos royalties pré-sal

Efraim Filho disse que atitudade de Dilma faz parte do seu pacote de maldade com o Nordeste

Foto: WSCOM Online
O senador paraibano Vital Filho (PMDB), autor do Substitutivo aprovado no Senado, estabelecendo um novo modelo de partilha nos recursos oriundos da extração do pré-sal, lamentou o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto dos royalties, ocorrido na tarde desta sexta-feira (30).

Além de Vital, os deputados federais Ruy Carneiro (PSDB) e Efraim Filho (Democratas) também criticaram a decisão da presidente. Efraim Filho disse que atitudade de Dilma faz parte do seu pacote de maldade com o Nordeste, como já acontece com a falta de interesse e desorganização na obra de Transposição de Águas do Rio São Francisco.

O senador Vital Filho contrariou a expectativa de 170 milhões de brasileiros, por isso defende que as bancadas dos 25 estados e o presidente do Senado José Sarney para se organizarem e derrubarem o veto da presidente.

“Conclamo as bancadas dos 25 estados e solicito ao Senador José Sarney para, na condição de Presidente, marcar a reunião do Congresso para que possamos usar o nosso direito, consagrado pela vontade popular, que é o de legislar, para, com esta prerrogativa, derrubar o veto. A Presidente atendeu a três estados, contrariando a expectativa de 25 estados. Lamento que a decisão da Presidente tenha ido de encontro à expectativa de 170 milhões de brasileiros”, afirmou o Senador.

Vital do Rêgo disse ainda que a Medida Provisória que destina para a educação 100% dos royalties de estados e municípios provenientes dos contratos futuros de exploração de petróleo por ser uma iniciativa vinda do Governo caberá ao Congresso Nacional fazer a sua avaliação, visto que, o substitutivo já destacava recursos para educação originários do Fundo Social, mas a MP deixa-os de forma exclusiva e merece um posicionamento do Legislativo com destaque.

Da Redação (com Assessoria)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.