RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Caprinocultura paraibana é modelo para criadores do Maranhão

Téc. no Dia de Campo (Foto: EMATER-PB)
Durante o segundo dia de visitas aos sítios produtivos de agricultores familiares que criam caprinos no Cariri Ocidental, técnicos e criadores do Maranhão se interessaram em adotar os métodos de trabalho da Paraíba para incrementar a caprinocultura.

Na terça-feira (27), um grupo esteve nos municípios de Zabelê e São Sebastião de Umbuzeiro, vendo como os criadores estão trabalhando diante da estiagem. Também participaram de um dia especial de discussão sobre caprinocultura leiteira no Sítio Serra do Fogo.

O presidente da Agência Estadual de Pesquisa e Extenção Rural do Maranhão, Jorge Fortes, disse que a Paraíba é modelo na produção de leite de cabra e que os criadores do seu Estado poderão se espelhar nesse exemplo: “Viemos buscar experiências na caprinoculura de leite para adapta-las à realidade do Maranhão”, disse.

“Na Paraíba há uma capacidade muito grande de sobrevivência nas adversidades climásticas, como estão vivendo atualmente com a estiagem”, afirmou. Ele lembrou que no Maranhão as condições são melhores e por isso acredita que a caprinocultura leiteira vai se consolidar em pouco tempo.

Segundo ele, os criadores paraibanos, assessorados pela Emater, dão uma lição de perseverança de que é preciso acreditar na atividade, mesmo que as propriedades sejam de tamanho pequeno, como as que foram visitadas.

Outro ponto destacado foi o subsidio oferecido pelo Governo para aquisição da ração destinada aos animais, o que tem ajudado a manter o rebanho paraibano, como também a garantia da compra do leite.

O coordendor regional da Emater em Serra Branca, Antonio Alberto, e extensionistas de toda a região participaram das visitas e da organização do ‘dia de campo’. Prefeitos municipais da região também compareceram aos eventos.

O assessor estadual da caprinocultura, Everaldo Cadena, informou que mesmo em face da estiagem, os visitantes estão conhecendo o trabalho e a dedicação de criadores em manter seu plantel, tudo com a participação de parceiros e contando com o apoio do governo estadual, que tem permitido a aquisição de ração com subsídio, apesar de muitos estarem recorrendo à macambira e ao chique-chique para alimentar os animais.

No sítio Serra do Fogo, o agricultor familiar Fernando Alves recepcionou o grupo, onde foi realizado o ‘dia de campo’ sobre caprinocultura de leite. Durante o evento foram comemorados os 15 anos de fundação da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Zabelê, com a entrega de prêmios a criadores e parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.