RÁDIO COXIXOLA WEB

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Incra e MDA promovem mutirões de documentação em 11 municípios paraibanos

Incra e MDA promovem mutirões de documentação em 11 municípios paraibanos
Foto: Ascom/MDA
Moradores de comunidades rurais, quilombolas e assentados da reforma agrária poderão tirar, gratuitamente, documentos como registro de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, registro junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e carteira de pescador. É que os mutirões do Programa Nacional de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural (PNDTR) – promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-PB), autarquia ligada ao MDA – irão beneficiar 11 municípios paraibanos do Território da Cidadania Cariri Ocidental até o próximo 6 de dezembro.
Serão beneficiados os municípios de Zabelê (28/11), Boa Vista (29/11), Prata (30/11), Camalaú (01/12), Congo (02/12), Sumé (03/12), São José dos Cordeiros (04/12), Coxixola (05/12) e São João do Cariri (06/12). O município de São Sebastião do Umbuzeiro recebeu o mutirão nessa segunda-feira (26) e o município de Monteiro recebe o PNDTR nesta terça-feira (27). Os documentos são entregues na hora, inclusive a carteira de identidade.
Os participantes do mutirão também poderão receber orientações sobre direitos previdenciários, a exemplo de salário maternidade e auxílio doença, e assessoria jurídica em casos como mudança de profissão de doméstica para agricultora (destinado a agricultores familiares), pensão alimentícia, divórcio, termo de união estável e reconhecimento de paternidade.
Em 2012, os mutirões do PNDTR já emitiram 24 mil documentos em 58 municípios paraibanos. Foram realizados ainda cerca de 10 mil atendimentos de saúde e consultas pelas equipes da Defensoria Pública, do Conselho Tutelar, do INSS e da Emater-PB.
Parceiros Na Paraíba, as ações vêm sendo desenvolvidas em parceria com o Instituto de Polícia Científica do Estado (IPC), INSS, Receita Federal, Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Defensoria Pública do Estado, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), Ibama, BNB, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Os mutirões também funcionam com o auxílio de outros parceiros, como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Projeto Dom Helder Câmara, Cunhã – Coletivo Feminista, cartórios de Registro Civil, Associação dos Registros de Pessoas Naturais (Arpen), Câmaras Municipais, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do (Fetag) e a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. Contam, ainda, com a participação de associações, sindicatos e movimentos de trabalhadores rurais.
Cronograma dos Mutirões
Data    Município
26/11    São Sebastião do Umbuzeiro
27/11    Monteiro
28/11    Zabelê
29/11    Boa Vista
30/11    Prata
01/12    Camalaú
02/12    Congo
03/12    Sumé
04/12    São José dos Cordeiros
05/12    Coxixola
06/12    São João do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.