RÁDIO COXIXOLA WEB

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Projeto de Cássio que limita mandato de dirigentes esportivos é apoiado por atletas e parlamentares

Sen. Cassio (foto: www12.senado.gov.br)
Acabar com a perpetuação de dirigentes esportivos no comando de federações e confederações. A proposta recebe apoio de atletas e parlamentares, mas o próprio senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) reconheceu nesta quarta-feira (28), durante audiência pública na Comissão de Educação, que a proposta de limitar os mandatos de dirigentes esportivos deverá encontrar resistência. Por isto, ele pediu a mobilização permanente de atletas, parlamentares e dirigentes para viabilizar a aprovação da matéria no Congresso. Cássio observou que seu projeto propõe uma regra de transição para garantir que os atuais dirigentes possam concluir seus mandatos.
- A nossa intenção não é personalizar. Não estamos aqui tentando atingir fulano ou beltrano. Queremos tentar começar a construção de um novo modelo para que o país possa avançar – disse o senador.

Além de permitir apenas uma reeleição para esses cargos e restringir a quatro anos a duração máxima dos mandatos de cartolas no comando das entidades esportivas, a proposta do senador paraibano proíbe a nomeação de parentes para ocuparem funções nas instituições.

A transparência no uso dos recursos públicos e a modernização da gestão foram lembradas por atletas e parlamentares que defendem a aprovação da proposta. O tema foi discutido em audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para instruir dois projetos: o PLS 253/2012, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e o PLS 328/2010, do ex- senador Alfredo Cotait.

Além de senadores, as jogadoras Ana Moser e Hortência, o deputado federal Romário e o jornalista esportivo José Cruz participaram da audiência pública.

O debate em torno de proposta para alternância na direção das entidades deve ser o primeiro passo no estabelecimento de um Sistema Nacional de Esporte, conforme observou a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, presidente da organização não governamental Atletas pela Cidadania. Segundo ela, a mudança seria um símbolo do início do processo de construção de um país esportivo.

- Que essa lei seja um símbolo para a modernização do esporte. Mais do que a modernização do esporte, que seja um símbolo que ande da maneira mais rápida possível e que abra as porteiras para um amplo debate no Congresso a respeito da ordenação e estruturação legal e orçamentária do esporte brasileiro em todas as dimensões - explicou.

AUSÊNCIA DE NUZMAN - A ausência do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Carlos Arthur Nuzman, à audiência pode ser um indício da “resistência ao projeto” a que se referiu Cássio Cunha Lima, conforme apontaram o jornalista esportivo José Cruz e o deputado Romário (PSB-RJ), presentes à audiência pública.

Por meio de ofício encaminhado ao colegiado, Nuzman alegou que não participaria do debate em função de compromissos da entidade no exterior. O COB também recusou enviar um representante, alegando que o assunto deve ser tratado pelo próprio presidente da instituição. Nuzman foi eleito em outubro para o quinto mandato consecutivo à frente do comitê.

- Não é saudável para o esporte brasileiro o Senado Federal promover um debate dessa importância e não ter um representante do COB. O presidente Nuzman é devedor desta comissão. Na última vez que aqui esteve, ausentou-se do debate, deixando um grande constrangimento – assinalou o jornalista José Cruz.

Detalhe importante: mesmo com a ausência de Nuzman, ou exatamente por causa dela, todos os presentes à audiência pública apoiaram o projeto de Cássio Cunha Lima.


Fonte: assessoria do senador Cássio Cunha Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.