RÁDIO COXIXOLA WEB

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Em Monteiro: 300 famílias são beneficiadas com cisternas de alambrado

Cerca de trezentas famílias de agricultores da região de Monteiro, no Cariri, estão sendo beneficiadas com a construção de cisternas de telas de alambrado, que são mais resistentes e sustentáveis durante o período de estiagem. A ação é  coordenada pelo Projeto Cooperar, que visa oferecer auxílio ao homem do campo. Nas estiagens as cisternas recebem água dos carros-pipa e muitas famílias não tinham onde fazer o armazenamento. O investimento total é de aproximadamente R$ 700 mil.
Estão sendo beneficiadas cerca de quinze comunidades, entre elas a de Catolé, Picos e Limitão. “Os beneficiados estão cheios de expectativa, porque eles não tinham cisterna de nenhum tipo e agora vão poder receber a água”, declarou a presidente da associação que integra as três comunidades, Hélia Cristina da Silva Alexandre. “Apesar da seca, a população está animada porque a construção desse tipo de cisterna é mais rápida e logo, logo os carros-pipa vão abastecer as famílias”, informou.
Para o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital, “esta é uma das ações que podem amenizar o sofrimento dos trabalhadores rurais neste período de seca. Vários setores do governo estadual estão empenhados em fazer com que os agricultores convivam com a estiagem de forma sustentável, o que acontece também com o Cooperar, a cisterna de tela de alambrado vai ajudar a muita gente”, disse.
A técnica é novidade no Cariri, que só tinha cisternas de placa, as chamadas tradicionais. A estrutura de tela de alambrado é menos vulnerável à contaminação. “Ela é totalmente externa, diferente da tradicional, que fica quase enterrada, por isso são mais seguras”, explicou Roberto Vital. Segundo ele, a ideia é agilizar as construções e garantir a segurança hídrica das comunidades beneficiadas o mais rápido possível.
Os pedreiros responsáveis pela instalação das cisternas estão participando de uma capacitação e já passam a construir as unidades.  Cada cisterna tem capacidade para 16 mil litros de água e recebe investimentos de R$ 2,6 mil do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.