RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Paraíba é um dos 10 estados mais transparentes do país

A Paraíba é o 9º estado com maior índice de transparência pública do Brasil. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (20) pela ONG Contas Abertas, que avalia o conteúdo, a atualização e acessibilidade dos portais de transparência pública dos estados, e pode ser conferido no endereço http://indicedetransparencia.com/. Na primeira edição, em 2010, o estado ocupou a 14ª colocação no ranking nacional.
No Nordeste, a Paraíba ficou atrás apenas de Pernambuco (3º) e Ceará (7º). A nota geral alcançada 6,56 ficou acima da média da região (5,64) e atesta o alto índice de transparência das contas públicas e controle social, conquistados nos dois últimos anos no estado.  Em comparação com o ano 2010, quando a Paraíba registrou nota de 5,07, houve um crescimento de 1,49 ponto.
Na primeira posição nacional está São Paulo com a nota 9,29. O estado, além de ter mantido a liderança, foi o quarto que mais aumentou a própria nota; ganhou 2,33 pontos. Já o Mato Grosso do Sul ocupa a última posição com nota 2,98. O estado registrou queda de 1,46 ponto, a mais significativa entre todos os avaliados, e substituiu o Piauí como último colocado no ranking, em relação a 2010.
O secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Luzemar Martins, avalia que o avanço da Paraíba em cinco posições no ranking é resultado, sobretudo, da criação do Portal da Transparência (transparencia.pb.gov.br), em 2011. O secretário-executivo da CGE, Valter Viana, disse que a boa avaliação representa o esforço do Governo da Paraíba para tornar mais transparente ao cidadão todas as práticas realizadas pela administração estadual.
Portal – No portal da Transparência da Paraíba a população pode pesquisar informações de interesse sobre a arrecadação do Estado, volume de recursos transferidos pela União para o Estado, contratos firmados com empresas e convênios estabelecidos com os municípios, além do valor gasto com pessoal, obras e serviços. O portal também mantém um canal de comunicação direta com o governo – o Fala Cidadão para informações, sugestões, críticas, reclamações e denúncias.
Melhorias – O consultor técnico do Governo e coordenador do Sistema Integrado de Governança do Estado (Sige), Gilmar Martins, revela que outras melhorias, como o acesso a gráficos, estatísticas e download da receita em formato Excel, serão implementadas no portal da transparência até dezembro deste ano. “São medidas para ampliar ainda mais a transparência da informação que interessa a população”, explicou.
Avaliação - De acordo com o Contas Abertas, dos 27 portais avaliados, 18 aumentaram suas notas entre 2010 e 2012. Em contrapartida, nove sofreram alguma redução de nota. Em média, os avanços foram maiores do que as quedas: enquanto apenas Mato Grosso do Sul perdeu mais do que um ponto, 10 portais de transparência ganharam, pelo menos, a mesma pontuação.
O índice - O Índice de Transparência do Contas Abertas utiliza como base a Lei Complementar 131 (LC 131), posteriormente regulamentada pelo Decreto 7.185. Com base em parâmetros técnicos, um comitê reunido pela Associação Contas Abertas, formado por especialistas em finanças e contas públicas, desenvolveu o Índice de Transparência, cujo objetivo é criar um ranking, com notas de zero a dez, que elenca sites com menor ou maior grau de transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.