RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Programa Bancos de Sementes Comunitárias garante alimento para rebanho no Sertão

Foto: Secom-PB
O Programa Estadual de Bancos de Sementes Comunitárias – Safra 2011/2012, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em fevereiro deste ano no município de Emas, está garantindo agora, em plena seca, alimento básico para os agricultores e seus rebanhos, por meio de pequenos sistemas de irrigação. A novidade desta ação foi a introdução da semente selecionada de sorgo tipo ‘ponta negra’ e do milho ‘BRS 1501’, o milheto.
Entre os que se beneficiaram com esta ação esão agricultores dos municípios de Diamante e Jericó, no Sertão paraibano. Em Diamante, no sítio Cacimba Nova, agricultores familiares plantaram 2,5 hectares de sorgo. A Associação dos Moradores da Região da Serra, que  representa 18 comunidades, recebeu do Governo no início do ano 250 quilos de sementes de sorgo e 250 quilos de sementes de  milheto.
As famílias que não têm a irrigação guardaram as sementes para plantar no próximo inverno. Os que fizeram plantio este ano estão no segundo corte de sorgo que alimenta o gado e os caprinos, complementando com cana-de-açúcar. “Tem sido a salvação para nossos rebanhos porque a seca é grande. A gente está se organizando para cada sítio ter irrigação para garantir a ração animal todo ano”, avaliou Francico Limeira Diniz,  presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Diamante.
As comunidades também são beneficiárias do Projeto Cooperar, com subprojetos de apicultura, e vão se cadastrar no programa Leite da Paraíba para fornecer o produto a partir do próximo ano. Uma das atividades atuais é a piscicultura.

Jericó - No município de Jericó, o produtor Ronaldo Figueiredo integra a Associação Comunitária dos Produtores do Assentamento Alto Alegre. A comunidade recebeu cerca de mil quilos de sementes de milheto que foram distribuídos com várias associações. Eles plantaram 50 hectares de sementes de milheto e sorgo com rendimento de 70% da produção.

Devido a estiagem, que é uma das mais intensas das últimas décadas, não foi possível armazenar sementes para outros plantios porque para salvar os rebanhos a cada 35 dias a plantação era cortada para os animais. O último corte ocorreu no final de agosto.

Apoio – O secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo Araújo, destaca que a distribuição das sementes de plantas forrageiras de sorgo e milheto tem o objetivo de fazer com que o produtor plante para alimentar seus animais na época de seca. “No total foram investidos R$ 252 mil na aquisição de 25 toneladas de sementes de sorgo e 10 toneladas de milheto, com distribuição gratuita com os produtores”, informou, adiantando que nesse período de estiagem esses  agricultores estão com o mínimo de ração para seus rebanhos. Já nas culturas tradicionais de milho e feijão a perda foi muito alta.

O programa de distribuição de sementes do Governo do Estado é um benefício  que tem como meta aumentar a renda e inclusão produtiva para o agricultor familiar. Também tem o objetivo de fortalecer e apoiar a produção local de sementes.

As sementes foram distribuídas com os agricultores que integram o Programa de Sementes para a Agricultura Familiar e estão inscritos no programa Garantia-Safra. Além da Sedap, a Emater, a Emepa e os Conselhos Municipais de Agricultura estiveram envolvidos no processo de entrega.

Garantia Safra – Os benefícios Garantia Safra e Bolsa Estiagem tiveram seus prazos prorrogados por mais dois meses e aqui na Paraíba mais de R$ 3 milhões estão sendo injetados na economia local, uma ajuda a mais aos agricultores familiares, informou o secretário Alexandre Eduardo Araújo.

Fonte: Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.