RÁDIO COXIXOLA WEB

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Regularização Ambiental gera conflito entre governo e deputados

Medida é fundamental para que os produtores rurais façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e fiquem alinhados às exigências do Código Florestal

Colheita Farta/Canal Rural
Foto: Colheita Farta/Canal Rural
O Ministério do Meio Ambiente deve publicar nos próximos dias o decreto que normatiza o Programa de Regularização Ambiental. A medida é fundamental para que os produtores rurais façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e fiquem alinhados com as exigências de recuperação de mata e de Reserva Legal previstas no novo Código Florestal. Os deputados ligados à frente parlamentar da agropecuária reclamam, no entanto, que não estão sendo ouvidos pelo ministério, que estaria criando o decreto sem considerar as posições do setor produtivo.

Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, Valdir Colatto (PMDB/SC) pediu ao Plenário que seja criada uma comissão de deputados para acompanhar a regulamentação do Programa de Regularização Ambiental sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente.

– Infelizmente, até agora não houve participação nem do Congresso Nacional nem das representações das entidades que estão interessadas nesse assunto. Esperamos que a ministra do Meio Ambiente [Isabela Teixeira] e o governo respeitem isso e discutam conosco a implantação do Código Florestal, que será o momento mais difícil de todo o processo – pontua o deputado.

Assim que o decreto sair, o produtor terá um ano para fazer a adesão ao CAR. Outra preocupação vigente é em relação ao georreferenciamento da propriedade.

– Estamos pedindo para que o Incra e o Ibama se entendam e só disponibilizem uma coisa: que o cadastro já tenha o georrererenciamento, senão a conta será muito alta e ninguém vai se entender nas propriedades que forem cadastradas no país – acrescenta Colatto.

Uma lei, porém, prevê que o governo pague o custo do georreferenciamento nas pequenas propriedades.

– Já existe a medição desses lotes das unidades familiares e essa informação irá para o CAR. Além disso, todos os novos assentamentos já terão a nova medição das propriedades desses lotes e nós encaminharemos aos órgãos ambientais estaduais pedindo a licença prévia, ou seja, antes da criação de qualquer assentamento no país, tem que haver o licenciamento ambiental – explicou o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.