RÁDIO COXIXOLA WEB

domingo, 18 de novembro de 2012

Umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20% no Sertão e Cariri

O Centro de Gestão de Situações Críticas do Governo do Estado alerta às defesas civis do Sertão e Cariri paraibano sobre a baixa umidade relativa do ar nas Regiões. Estudos dos meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) indicam que os índices podem ser inferiores a 20%, neste fim de semana.
foto de: fabioeusorriso.blogspot.com
“A previsão é de altas temperaturas, principalmente no período da tarde, por isso é importante evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e 16h. Também é recomendado evitar aglomerações em ambientes fechados”, observou a meteorologista Marle Bandeira, lembrando que a margem entre 20% e 12% é considerada estado de alerta pela escala da Organização Mundial de Saúde.
A redução na umidade relativa do ar, que é a quantidade de água na forma de vapor na atmosfera, pode causar complicações alérgicas e respiratórias. Em situações como estas é importante evitar sair de casa entre meio-dia e 15 horas “É preciso ficar atento para evitar o epistaxe, um sangramento no nariz em decorrência do ressecamento de mucosas. Também é necessário combater ressecamento da pele e irritação dos olhos. O soro fisiológico pode ser usado nas narinas e olhos”, explicou a médica do Hospital de Emergência e Trauma da Capital, Wilane Wani.
Monitoramento – O Governo do Estado possui 16 estações meteorológicas que acompanham as condições de tempo, clima e recursos hídricos. Além da humidade do ar, são monitorados: temperatura do solo, precipitação pluviométrica, radiação solar, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento. Os dados são enviados para a Sala de Situação da Aesa, também conhecida como Centro de Gestão de Situações Críticas, de onde são emitidos os alertas para os órgãos competentes.

Fonte:http://www.paraiba.pb.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.