RÁDIO COXIXOLA WEB

sábado, 3 de novembro de 2012

Projeto apoiado pelo Cooperar é modelo no país

Quinta-feira, 01 de novembro de 2012 - 10h36
O Projeto Cooperar apoia ação de beneficiamento de resíduos sólidos recicláveis que é modelo no país. Na cidade de Bonito de Santa Fé, a 524 quilômetros de João Pessoa, 113 catadores de lixo agora são agentes ambientais. Eles se organizaram em uma associação e firmaram convênio com a prefeitura local no valor de R$ 27 mil mensais. Além desses recursos, rateados entre os 113 associados, eles têm renda extra com a coleta seletiva e venda de papel, papelão, vidro, pneus, ferro e outros materiais recicláveis.
Para consolidar a iniciativa, os agentes ambientais e a prefeitura solicitaram apoio do Cooperar. Com recursos na ordem de R$ 399 mil liberados no ano passado pelo Banco Mundial, eles estão construindo um galpão, um escritório para a associação, e adquirindo um caminhão, balanças e uma prensa para facilitar o carregamento do material reciclado e transporte até as empresas compradoras,  localizadas em municípios da região.
Pioneirismo – O formato do projeto é pioneiro no país e chamou a atenção dos organizadores da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável a Rio + 20, realizada no mês de junho deste ano. Um vídeo- documentário produzido pelos próprios agentes foi exibido e aplaudido no evento.
A presidente da Associação dos Catadores e Material Reciclável de Bonito de Santa Fé,  Rita da Silva Miguel, disse que até então o trabalho tinha sido árduo, no sol, na chuva. “Com a construção do galpão e a aquisição do caminhão e dos equipamentos, nosso trabalho vai ser feito de forma mais organizada e o Cooperar tem sido um parceiro importante”, revelou Rita.
Os recursos incluem a compra de fardamento, luvas e todo equipamento individual necessário para a atividade diária. A líder dos agentes ambientais  destaca que o projeto de sucesso está atraindo o interesse de outros  moradores da cidade.
Mobilização – A prefeitura de Bonito de Santa Fé, com o apoio dos agentes ambientais, está alertando a população sobre a importância do beneficiamento de resíduos sólidos recicláveis. A coleta do lixo na cidade é alternada. Em três dias da semana acontece a coletiva seletiva. Com apoio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), a prefeitura local está implando um aterro sanitário.
A meta é criar um consórcio envolvendo os municípios vizinhos. Boa parte das mulheres que integram a associação prestava serviço como gari. Outras pessoas que hoje também são associadas catavam lixo. Todos foram capacitados e a criação da entidade aconteceu em 2011.
O coordenador geral do Cooperar, Roberto Vital, afirmou que a visita foi positiva e observou que para atingir o desenvolvimento sustentável  é preciso ter resultados concretos no menor espaço de tempo, como visto nesses locais. “Os projetos verificados estão dando essa resposta”, comemorou o gestor.
O representante do Banco Mundial, Edward Bresnyan, visitou Bonito de Santa Fé e enfatizou que é importante as parcerias com o poder público municipal, estadual e federal, além do associativismo para que haja maior facilitação na captação dos recursos.
“Vimos exemplos de mudança tecnológica e de processos que vão melhorar o desenvolvimento local.  Gestão, planejamento e coordenação dos esforços são os caminhos para inclusão produtiva e o Estado, o Banco Mundial e o Governo Federal têm interesse em contribuir com essa meta de inclusão produtiva”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.