RÁDIO COXIXOLA WEB

segunda-feira, 9 de maio de 2016

MT: produção de milho deve ser a menor desde 2010

Foto: Irio Gabriel

Seca que já dura 35 dias chega a gerar quebras de metade da safra, em algumas propriedades.Por causa do clima, as perdas de produtividade na segunda safra podem ultrapassar 18 sacas por hectare em Mato Grosso. Se essa expectativa for confirmada, o estado deve registrar o menor rendimento desde a safra 2010/2011.

“Foi um ano totalmente atípico. Tínhamos chuvas regulares em março de 2015, o que não aconteceu neste ano. Choveu pouco em abril também”, lamenta o produtor. Ereno Giacomelli, presidente do Sindicato Rural de Jaciara percorreu algumas áreas afetadas pela seca. Ele conta que muitos produtores do município acabaram arriscando e estendendo a janela de plantio, mas as chuvas acabaram cedo. 


Na região nordeste do estado, que é mais afetada pela seca, a produtividade vai ser pelo menos 26% menor. Se no ano passado a produtividade média do estado ultrapassou 108 sacas por hectare, neste ano deve chegar a, no máximo, 90 sacas. "Vamos ter graves problemas em cumprimento de contratos. Porque esse milho foi bastante exportado, e temos essa necessidade de cumprir esses contratos. Temos 62% da safra estimada já vendida”, diz Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja-MT.

Chuva no plantio e estiagem em abril derrubam segunda safra de milho em MS.

Clima reduz potencial produtivo das lavouras do cereal no estado.
A combinação entre excesso de chuvas durante o período de plantio e estiagem no mês de abril reduziu o potencial produtivo das lavouras da segunda safra de milho da região de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Agricultores projetam que a colheita será significativamente menor do que a do ano passado.
Fonte: Canal Rural

 O que isto tem a ver com os agricultores e agricultoras daqui? TUDO...

Foto: Genilson Brito
Nossas criações estão baseadas, em parte, infelizmente, no uso de produtos e subprodutos derivados da produção de soja e milho destas áreas, pois este ano aqui no nosso cariri, o negocio de chuva, como todos sabemos estar ruim, para manter a produção, especialmente de leite... Espero que os valores baixem ou que as produções melhorem nesta áreas, o bom mesmo era produzir forragens suficiente para os nossos rebanhos, com plantios de culturas adaptadas as nossas condições.
Temos que ver e rever nossas produções de ração, usar o plantio de cactceaes como principal, utilizar de forma racionalizar o uso das aguas subterrâneas e diminuir os rebanhos adequando estes aos tamanhos de nossas propriedades. Este seriam os primeiros passos para enfrentar tempos difíceis num futuro bem próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.