RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 9 de julho de 2013

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE UMBUZEIRO É O BERÇO DO GIR LEITEIRO NO BRASIL

estação gir-umbuzeiro-emepa (1)Um trabalho aplaudido, copiado e reeditado em quase todo o Brasil. Assim é a pesquisa desenvolvida na Estação Experimental João Pessoa, no município de Umbuzeiro, que completou seus 90 anos de atuação no melhoramento genético com a raça bovina Gir leiteira.

Difícil encontrar um criador, um pecuarista, ou mesmo um estudioso dessa raça no Brasil, que não conheça o Gir leiteiro de Umbuzeiro. A estação foi responsável pela formação dos primeiros rebanhos em Estados como Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, para onde foram levados os primeiros reprodutores e matrizes selecionados como produtores de leite.

A Estação de Umbuzeiro pertence à Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa). A partir de 1985, passou a fazer parte do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), realizado pela ABCGIl e Embrapa Gado de Leite, através da utilização do sêmen dos touros participantes do Teste de Progênie. A estação também contribuiu com material genético para melhoramento da raça através do reprodutor Friburgo Umbuzeiro, primeiro touro do Nordeste a ser provado pelo Teste de Progênie ABCGIL/Embrapa.

Com uma área de 305,6 hectares, a Estação possui vegetação nativa e capineira. Construída em blocos separados em encostas e apresentando grande beleza arquitetônica da unidade se tem uma visão especial e singular. Ao assumir a responsabilidade pela condução da estação, a Emepa preservou o conjunto arquitetônico e solicitou ao Instituto Histórico e Artístico da Paraíba o tombamento, onde foi incluída a imensa árvore “Jurema Branca”, da família das leguminosas, comum no Nordeste brasileiro, que se ergue há 100 anos ao lado das instalações.

Origem da raça – A raça Gir é originária das regiões Nimari e Malvi, na Índia. Foi introduzida no Brasil em meados de 1920 e 1930. Além de muito dócil, com aptidões para o leite e a carne, caracteriza-se por fácil adaptação ao meio e boa capacidade reprodutiva, mesmo em condições adversas.

De acordo com o pesquisador Paulo Roberto de Miranda Leite, três animais zebuínos (o touro Tietê e as vacas Bonina e Uburana) foram os responsáveis pelo núcleo inicial do plantel de Umbuzeiro. A partir daí, os animais atingiram alto grau de perfeição zootécnica, completa adaptação ao meio, perfeita caracterização racial, morfologia harmoniosa, aptidão econômica e elevado índice de fecundidade.

“Com essas características o Gir de Umbuzeiro se multiplicou e atingiu alto grau de perfeição zootécnica, despertando o interesse dos criadores em melhorar seus rebanhos na característica produção de leite, e hoje é referência em qualidade genética no Brasil”, declarou Paulo Roberto.

Projetos – Seguindo recomendação do Governo do Estado, a Emepa vem desenvolvendo projetos de transferência da genética Gir. O objetivo é melhorar o rebanho e estimular o desenvolvimento da bovinocultura leiteira, de médios e pequenos produtores.

A tecnologia para repassar a genética é feita via inseminação artificial, uma técnica hoje utilizada no mundo inteiro. Em parceria com a Emater, prefeituras e as associações de produtores o trabalho vem sendo desenvolvido nos municípios de Aroeiras, Gado Bravo, Natuba, Santa Cecília e Umbuzeiro.

A coordenadora do projeto de inseminação, Paula Fernanda Barbosa de Araújo Lemos, declarou que tudo começa com uma reunião entre os produtores dos municípios assistidos. “Depois é feita uma seleção e um cadastro e só depois partimos para as vistas às propriedades, quando então avaliamos a funcionalidade das instalações”.

Paula disse que cerca de 702 fêmeas mestiças foram inseminadas nos últimos meses. As fêmeas são previamente selecionados, passam por avaliações ginecológicas e exames de brucelose e tuberculose.

O projeto também prevê a capacitação de mão de obra por meio de cursos direcionados a produtores rurais e técnicos envolvidos nos trabalhos de pesquisa. No ano de 2012 cerca de 300 produtores rurais foram beneficiados pelo projeto de inseminação artificial em bovinos. No entanto, a meta para democratizar o patrimônio genético da empresa, segundo o presidente da Emepa, Manoel Duré, não é o número de produtores, mas o de animais inseminados.

“Nosso propósito é avançar mais nas pesquisas para que a Estação de Umbuzeiro continue sendo a referência do gado Gir Leiteiro no Brasil  e no atendimento aos criadores no que diz respeito à orientação técnica da pecuária de corte e leite do Nordeste”, afirmou Duré.

A raça Gir é uma das mais antigas e tradicionais seleções de Zebu leiteiro do Brasil. Essa raça é caracterizada, principalmente, pela facilidade de adaptação às condições climáticas do semiárido nordestino.

De acordo com o presidente da Emepa, Manoel Duré, os leilões são mais uma oportunidade para os criadores adquirirem animais de genética de excelência, selecionados pela empresa. Ele espera que haja uma efetiva participação dos criadores que já conhecem a seriedade dos trabalhos de melhoramento genético conduzidos nas estações experimentais por técnicos e pesquisadores da área.


Outras informações podem ser obtidas no site da Emepa (www.emepa.gov.br), ou pelos telefones (083) 2318-5503 e 3218-5486.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.