RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 16 de julho de 2013

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR GARANTE MERCADO PARA PRODUÇÃO FAMILIAR

Bolo de puba na palha é uma iguaria tradicional na culinária baiana que faz sucesso durante as refeições servidas nas escolas de Várzea da Roça, município a 300 km de Salvador.

No ano passado, foram consumidas 3,5 mil unidades, adquiridas pela secretaria de educação por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Governo Federal. O produto que agrada a criançada é produzido por um grupo local de agricultoras familiares, que produz receitas variadas com derivados de mandioca.

As quatro mulheres fornecem bolos e biscoitos para 18 escolas do município. O Pnae é a principal fonte de renda delas, que também vendem beijus recheados na feira. Para Vanessa da Cruz, coordenadora do grupo, a maior vantagem em vender para a alimentação escolar é a garantia de mercado. “Sabemos o quanto precisamos produzir e o quanto vamos receber por mês. Na feira, muitas vezes, a quantidade de produtos que a gente faz sobra, e não há uma renda fixa”, explica.

Em 2012, as vendas geraram R$ 31,4 mil para o grupo, e todo o lucro – assim como o trabalho – é dividido de forma igualitária. Cada uma delas participa de todas as etapas de produção, desde o plantio até a manufatura. “Todas somos sócias, com direitos iguais. A divisão dos lucros é feita por igual”, conta Vanessa.

Para as agricultoras o resultado do trabalho vale mais que o retorno financeiro, gerando autonomia e consciência política. Hoje, elas não dependem mais da renda dos maridos e até contribuem no pagamento das despesas da casa. “Isso ajudou bastante, deu motivação. Faz com que nos sintamos mais valorizadas como mulheres”, esclarece Vanessa.

O grupo das mulheres é um dos cinco organizados pela União das Associações de Várzea da Roça (Unavar) no município. São cerca de 30 famílias responsáveis pelo fornecimento de frutas, verduras, temperos e biscoitos para as escolas do município.


No último ano, o contrato com a secretaria de educação foi aproximadamente R$ 70 mil. O modelo de venda institucional teve grande importância para a agricultura familiar local no incremento da renda, melhoria na qualidade dos alimentos servidos e na maior organização social dos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.