RÁDIO COXIXOLA WEB

segunda-feira, 29 de julho de 2013

EM DISCURSO DURO, PAPA CRITICA BISPOS E PEDE REFORMA DA IGREJA

EM ENCONTRO COM O CELAM, FRANCISCO ATACOU O ABUSO DE PODER NA IGREJA, A MENTALIDADE DE 'PRÍNCIPES' ENTRE OS CARDEAIS, O CARREIRISMO E A DISTÂNCIA IMPOSTA PELOS BISPOS AOS FIÉIS.

O papa Francisco fez neste domingo uma autocrítica antes de deixar o Brasil: a Igreja está "atrasada" e mantém "estruturas caducas". Para ele, chegou o momento de a instituição entender que precisa se modernizar e deixar de viver de tradições ou de vender esperanças para o futuro. Em seus improvisos, porém, deixou claro que é preciso mudar sem perder dogmas nem valores.

A ocasião escolhida para apresentar seu "programa de governo" para a Igreja – baseado no documento de 2007 da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida – foi a reunião que manteve com os cardeais, ontem à tarde no Rio. Francisco fez um ataque ao abuso de poder na Igreja, à mentalidade de "príncipes" entre os cardeais, à inclusão de ideologias sociais no Evangelho – tanto marxistas quanto liberais – e uma denúncia frontal contra o carreirismo e contra a distância imposta pelos bispos aos fiéis.

Em um duro discurso, o papa Francisco apelou por uma Igreja "atual" e apresentou um raio X dos problemas da Igreja que, segundo ele, estão impedindo seu crescimento e fazendo proliferar sua "imaturidade". As reformas na Cúria começarão a ser apresentadas já em setembro. Mas, para o papa, mudanças nas estruturas não bastarão. É preciso adotar nova atitude.


No centro de seu projeto estão a renovação interna da Igreja e a insistência de que sacerdotes deixem a sacristia e tomem as ruas, dando especial atenção às periferias – não só das cidades, mas também aos segmentos marginalizados da sociedade. "O que leva a mudar os corações dos cristãos é justamente a missionariedade", declarou, lembrando que isso "exige gerar a consciência de uma Igreja que se organiza para servir a todos os batizados e homens de boa vontade". "O discipulado-missionário é o caminho."

Mais do discurso do Papa, CLICK AQUI...

Eu Particularmente só imagino como devem ter ficado os padres "Príncipes" de nossa região, padres que pensam mais em uísque do que no rebanho pobre e desamparado... E quando o Papa pediu que fossemos mais socialistas em nossas interpretações? O que estes "pequenos príncipes" sentiram?

Tenho certeza, que este papa renovou a fé do brasileiro, como a minha ficou totalmente renovada... Creio que teremos uma nova igreja e que seu rebanho não ficará calado diante de certas atitudes dos padres atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.