RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 5 de abril de 2011

Câmara deverá votar reforma do Código Florestal neste mês

Ainda não foi hoje que a matéria foi votada na comissão que discute o tema. O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou em entrevista coletiva que a câmara de negociação sobre as alterações no Código Florestal deverá prosseguir as discussões sobre o relatório do deputado Aldo Rebelo por mais 15 dias. Segundo ele, a proposta deverá ser votada pelo Plenário ainda em abril, mesmo sem acordo.

A prorrogação dos trabalhos da câmara de negociação foi um pedido da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Em contrapartida, Maia pediu ao governo que prorrogue o decreto presidencial 7.029/09, que suspende as punições para proprietários rurais que desrespeitaram as leis ambientais. Esse decreto expira em 11 de junho.

A câmara de negociação foi criada por Marco Maia para buscar um consenso entre ruralistas e ambientalistas a respeito das alterações no código. Com base nas discussões, Aldo Rebelo vai apresentar um novo texto nos próximos dias.

Aldo pode apresentar novo texto para o Código Florestal na semana que vem

O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do substitutivo ao Projeto de Lei 1876/99, que altera o Código Florestal, pode apresentar sua nova versão para a proposta até o final da próxima semana. O texto atual foi aprovado em comissão especial e já pode ser votado em plenário.

Diante da polêmica em torno das mudanças, o presidente da Câmara, Marco Maia, criou um grupo de trabalho para discutir o substitutivo e apresentar novas sugestões. Nesta terça-feira (5), o colegiado se reúne para discutir 54 notas técnicas enviadas por entidades interessadas no tema.

Entretanto, conforme explica Aldo, o grupo tem “apenas autonomia política para apresentar sugestões”. O relator é quem decide sobre os pontos a serem acolhidos ou não no texto.

Acordos
Até a semana passada, sete partidos (PMDB, PTB, PR, PP, PSC, PSB e DEM) tinham fechado acordo para apoiar o relatório, mesmo sem as mudanças que poderão ocorrer. Já o PT disse que, da forma como está o texto até agora, não dá para ser a favor. Nesta terça-feira, a bancada do PSDB se reúne para decidir qual posição adotar.

Manifestação
Hoje, terça-feira (5), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverm uma manifestação em frente ao Congresso Nacional para pedir a aprovação do novo código o mais rápido possível. Os produtores rurais querem que seja aprovada a urgência na votação do substitutivo ao código, principalmente porque no dia 11 de junho deste ano vence o prazo dado pelo decreto 7.029/09 para que os proprietários rurais averbem suas reservas legais. Caso contrário, serão autuados pelos órgãos ambientais.

Fonte: Agência Câmara. Fotos: Brizza Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.