RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 29 de março de 2011

O MUNDO PRECISA DE ATITUDES

O QUE SE TEM FEITO PELA NATUREZA NO PLANETA

No princípio era um torrão com muito gás carbônico, quente, sem vida e não havia oxigênio, com o desenvolvimento de organismos que se utilizavam da luz do sol e absorviam o gás carbônico, e na quebra deste liberavam O², a atmosfera da terra foi sendo “poluída”, a tal ponto que provocou mudanças genéticas nos seres da época aonde estes vieram a se utilizar do gás oxigênio. Grandes bolsões de carbono foram sendo gerados e depositados durante milênios, predominado elevados teores de oxigênio e as condições ambientais que hoje conhecemos.

O que hoje se ver é apenas uma volta ao passado, nos termos planetários e atmosféricos, pois estamos desenterrando todo o carbono armazenado de varias formas, como o petróleo, carvão, etc. e devolvendo na forma de gás, como era antes. Daí fica a pergunta, quem poluir quem? Pois estamos entregando ao planeta o que ele guardou para podemos estar aqui. Grandes catástrofes sempre existiram, apenas não se tinha o advento da comunicação para mostra ao vivo.

Sejamos racionais e vamos olhar para o Brasil, temos condições de produzir energia de variadas formas e fontes, mas estamos prestes a construir usinas nucleares no nordeste, onde temos o potencial de 3.000 horas de sol, correntes de ventos que facilmente movem torres eólicas, uma costa enorme para produzir energia a parti das ondas do mar. Porque não investimos nestas fontes, que são limpas, seguras e renováveis?

O interesse capitalista é a ferida, o cancer, que vai consumindo o mundo pouco a pouco, pois quando se ver apenas o lucro exacerbado, esquecemos que somos seres humanos, a força do dinheiro vale mais que vidas humanas.

Dar pra acreditar? Um protótipo de carro elétrico foi inventado nos Estados Unidos por Robert Davidson Aberdeen por volta de 1837, era movido por uma bateria rústica de ferro e zinco e impulsionado por um motor elétrico. O advento da bateria de chumbo ácido permitiu o lançamento do primeiro carro elétrico comercial em 1881, pela Paris Omnibus Company. Londres já tinha em circulação seu primeiro ônibus elétrico em 1888. Em 1974 o 1º Carro Elétrico Brasileiro, o Itaipu, fabricado pela Gurgel. Tinha apenas 2 lugares e precisava de aproximadamente10 horas para recarregar completamente suas baterias (que pesagem no total 320kg), dando uma autonomia de 60 a 80 quilômetros. Motor elétrico de 120volts, 3.000 watts e potência de 4,2CV, porem apenas em 2008 é que foi iniciada uma venda em escala de carros elétricos no Brasil, o REVA, sendo este importado, a Fiat Brasil começou a produção do Fiat Palio Weekend na sua versão elétrica na sua fábrica de Foz do Iguaçu no sul do país. O que acontece com as universidades brasileiras? Cadê os milhões e milhões investido em pesquisas? Por que não avançamos desde a época do Gurgel?

Um outro exemplo é um carro movido a ar comprimido, pois é, AR, do inventor francês e ex engenheiro da formula 1, o mr. Guy nègri, que já tem mais ou menos 15 anos da invenção. O funcionamento do motor é simples, Comprime-se o ar em tanques de armazenamento sob pressão de 300 bar através de compressor próprio (acoplado ao veículo) e que junto com o ar atmosférico quando dentro do motor chega a elevadas temperatura. Ligado na tomada de casa, que com um custo de R$ 4,00 dará uma autonomia de 300 km a uma velocidade máxima de 110 km/h , este é o Airpod.

E o principal, este veículo purifica o ar ambiente e o refrigera pois seu escapamento libera o ar filtrado e resfriado a -30º célsius. Uma maravilhosa forma de ajudar o nosso tão sofrido planeta a resolver o problema do aquecimento global.

O preço do automóvel também é muito baixo. Popular mesmo, cerca de R$ 18,000,00. A produção dos veículos já começou em escala maior.

Teremos que vencer barreiras de interesse fortemente econômico que a indústria petrolífera nos impõe, basta aplicarmos as soluções existentes para melhorarmos de vida e dar vida dignar a milhões e milhões que não a tem. É simples, só olharmos com mais humildade vendo no próximo como a si mesmo, este é um ensinamento básico e milenar que quando levado a sério, modifica vidas em todo o planeta.

O filme "roliodiano" AVATAR, trás consigo valiosos ensinamento ecológicos, que se tirar um organismo, este é ligado a outros formando uma cadeia, que sem os ecossistemas (estas cadeias) a humanidade perecerá. Isto tem que desperta o consciente dos seres humanos, lenvando-nos a modificar o rumo trágico de nossa história, estamos na era antropocênica, que é o resultado de milhares de anos de desenvolvimento biológico, físico e mental de uma espécie pertencente a uma teia ecológica, nos poderemos ser aqueles que nos desligamos desta teia acabando com todo o desenvolvimento de um organismos que pensou e teve a condição de fazer o bem e ser parte integrante de uma comunidade, de um ecossistema, parte do ambiente, parte do mundo e não seu dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.