RÁDIO COXIXOLA WEB

quarta-feira, 23 de março de 2011

MEL NO CARIRI É BOM E DAR RESULTADOS

O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS, AQUI NO CARIRI DA PARAÍBA, VENDE MEL É PARA EXPORTAÇÃO

A Associação dos Apicultores e Meliponicultores de São José dos Cordeiros, que tem hoje como presidente o Senhor Matias Ferreira, conta atualmente com apenas 16 sócios na ativa, mas faz, pela segunda vez, sua venda de mel para Europa, foram cerca de 840 kg do mais puro mel com predominância na florada do marmeleiro e da maniçoba, os quais proporcionam ótimas qualidades organolépticas ao mel da região (mel claro e saboroso), este alcançou um valor de R$ 3,50 por Kg, isto porque o município ainda não dispõe de uma logística para vender este mel diretamente no mercado externo.

O trabalho dos “Destemidos do mel de Cordeiros” é apoiado pela Prefeitura Municipal, que já realizou dois Festivais do Mel e tem a frente dos trabalhos o Srº Prefeito Fernando Queiroz e o Secretário de Agricultura, o “boca quente”, Jeferson Roberto, ambos contam com o apoio incontestável da EMATER local, que atualmente é gerida por Bernardes.

Lembro-me do entusiasmo do Secretário e de alguns apicultores como Edjânio ao iniciarem os trabalhos, que pode parecer um pouco lento, mais não o é, pois todos os apicultores de Cordeiros são Agricultores Familiares, que antes eram tidos como “boiadas de voto” e hoje são produtores e geram renda para suas unidades familiares. Comovente e que justificam todos os esforços, foi um relato de um dos apicultores, ele encontrava-se com uma filha doente e não dispunha de recursos para comprar os medicamentos necessários à cura da sua filha, realizou apenas uma coleta de alguns litros de mel e os vendeu na cidade, conseguindo assim comprar os medicamentos sem ter de ir pedir a um político, isto é superação com cidadania.

O ciclo da apicultura no cariri se consolida, pois o município vizinho de Serra Branca vem com boas produções de mel e tem exportado boa parte de sua produção, Parari envereda pelo mesmo caminho dos vizinhos, Taperoá temos os “Guerreiros” como Chiquinho que apóia e o Presidente Giovane, em Gurjão têm produção com apoio do Secretário e Técnico da EMATER o Srº Romero Callu, em Livramento temos o apoio do Srº Secretário Doia, em Assunção temos o apoio da Secretária Graça e Alexandre à frente da produção, em Súme temos Paulo, Em São João do Cariri temos boa Produção, tem forte produção na Prata, São Sebastião do Umbuzeiro... Meu Deus, cadê Coxixola?

2 comentários:

  1. Caro amigo Genilson, ficamos gratos pela postagem dessas boas informações com relação aos nossos apicultores aqui de São José dos Cordeiros, eles merecem. O que me deixa triste é saber que poucos muncípios estão dando a importância que essa atividade tem pra nossa região, além de gerar renda, diminui e combate o desmatamento e traz independência ao agricultor e a agriltora familiar. Com relação essa palavra independência essa sim traz medo aos políticos que nos dias de hoje em pleno 2011 ainda qurem manter as pessoas submiças e ão fazem política e sim politicagem. Vamos a luta não podemos desistir e quem achar ruim que corra, meu nome é Jefferson e resido com muito orgulho em São JOsé dos Cordeiros, não vou postar informação anônima.

    ResponderExcluir
  2. Meu companheiro, estamos a sua disposição, precisando é só falar... Sabemos do seu caráter e de seu trabalho, que esta nova fase ai em Cordeiros lhe traga muitas realizações...
    Genilson.

    ResponderExcluir

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.