RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 20 de setembro de 2011

21 DE SETEMBRO

As árvores merecem respeito de todo o mundo

No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.

O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

Texto acima de Jussara de Barros. Graduada em Pedagogia.

No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar. Neste dia inicia-se a estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno, mesmo aqui no nordeste, é o inicio da florada das caibairas, dos mulungus, dos paus d’arco, do algodão bravo, entre outros que deixam a nossa caatinga mais bonita e quebra o latendo de seu cinza.

Que cada um de nos caririzeiros tenhamos a força de vontade e que neste dia plantemos uma única árvore e que esse hábito se torne rotina nas nossas vidas, assim mudaremos a cara de algumas cidades do cariri, com formas. Que esta pequena atitude lhe mostra o que tem de ser feito para que você mude sua cidade para melhor, pra frente, para todos, e que este “melhor” possa ser para você, para seu filho, neto, para a pessoa amada, mais tenha consigo o desejo de sempre evoluir, e evoluir é mudar, e queremos mudar sempre para melhorar.

7 BILHÕES DE ÁRVORES

Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente, a Campanha "Plante 7 Bilhões de Árvores" é um projeto mundial com o objetivo de encorajar o plantio de árvores nativas e de árvores que são apropriadas ao meio ambiente local, com o apoio de cidadãos e governantes.

O Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente existe desde 1972 como agência da ONU que catalisa as ações brasileiras e internacionais que visam a proteção do meio ambiente por meio do desenvolvimento sustentável.

Para mais informações acesse o site oficial da Campanha de 7 Bilhões de Árvores.

Um comentário:

  1. Amigo Genilson,

    pra mim,foi uma grande alegria encontrar esse blog,pois sou de São João do cariri(lá no finalzinho do município,já na divisa com Caraúbas e São Domingos),portanto,sou caririzeiro da gema e também me orgulho disso.

    Adorei seu blog,principalmente por falar bem de nosso cariri,que muitas vezes é tão esquecido pelas autoridades...

    Grande abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.