RÁDIO COXIXOLA WEB

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VERGONHA NACIONAL

CASSAÇÃO DE JAQUELINE RORIZ É REJEITADA PELA CÂMARA FEDERAL

Advogado defende tese de que ela deveria ser julgada por atos cometidos durante mandato iniciado este ano

Por 265 votos contra, 166 a favor e 20 abstenções, a Câmara rejeitou o pedido de cassação da deputada Jaqueline Roriz, apesar das imagens de 2006 que mostram ela recebendo dinheiro no escândalo do mensalão do DEM no Distrito Federal. Eram necessários 257 votos a favor numa votação secreta. A maioria defendeu a tese de que ela deveria ser julgada por atos cometidos durante seu mandato na Casa, iniciado em fevereiro deste ano. O Conselho de Ética produziu um relatório que pedia a cassação, mas houve muito empenho dela e do pai, o ex-governador Joaquim Roriz, visando evitá-la.


Dep. Jaqueline Roriz discursa na tribuna em sua defesa/Foto: Diógenis Santos

Citada no caso do mensalão do DEM, Jaqueline foi flagrada em um vídeo em 2006 recebendo dinheiro do pivô do escândalo, o ex-secretário Durval Barbosa. Ela sempre rejeitou as acusações de que recebeu dinheiro de propina. E falando antes da votação, reiterou que já tinha sido absolvida por seus eleitores. A sua defesa insistiu no argumento de que ela ainda não tinha mandato em 2006 e, por isso, não poderia ser cassada agora. Mas o relator, Carlos Sampaio pediu a cassação, argumentando que o fato se tornou de conhecimento público apenas este ano, quando Jaqueline já havia tomado posse na Câmara. Para ele, não importava que o vídeo mostrando ela recebendo dinheiro do operador e delator do mensalão do DEM em Brasília, Durval Barbosa, tivesse sido feito em 2006, quando ela ainda não era deputada federal.

O advogado José Eduardo Alckmin, porém, defendeu no plenário da Câmara a absolvição. E usou um precedente na própria Câmara, relatado em 2007 pelo então deputado federal e atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Alckmin diz que fato ocorrido antes do início do mandato parlamentar não pode resultar em cassação por quebra de decoro. O advogado da deputada Jaqueline Roriz, admitiu mais tarde que o resultado da votação que rejeitou o pedido de cassação da parlamentar era esperado. “A tradição da jurisprudência da Casa é não permitir que fato anterior ao mandato seja julgado sob a ótica da quebra de decoro parlamentar”, observou.

Isto é uma vergonha, a própria deputada rasgava o verbo contra uma adversária no distrito federal por corrupção “ela é uma cara de pau”, mas quando chegou sua vez de enfrentar a justiça foi chora na câmara, pousando de coitadinha, aonde vamos para com este bando de caras de pau? O pior foi o advogado pondo medo nos outros deputados, pois estes teriam de absolver a sua cliente, caso contrario abriria precedente para outras cassações, pode?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.