RÁDIO COXIXOLA WEB

sábado, 5 de janeiro de 2013

CRIAÇÃO DE CAPRINOS GARANTE RENDA NO CARIRI PARAIBANO

A criação de cabras e a convivência com a estiagem têm sido conciliadas pelo agricultor familiar Erivaldo Ferreira Vieira, na zona rural da cidade de Prata, no Cariri paraibano. Apesar do pequeno espaço para o criatório, com assessoramento técnico da Emater Paraíba, ele mantém oito cabras leiteiras que garantem o sustento alimentar, no período da seca.

A criação fica no Sítio Malhada do Exu e chama a atenção pela dedicação e empreendedorismo do proprietário. Erivaldo Ferreira disse que herdou do pai o gosto pela caprinocultura. Depois de trabalhar em fazendas, há três anos, decidiu montar seu criatório. Trocou a moto por seis cabras e, no terreno atrás de casa, instalou o aprisco. O plantel, incluindo os cabritos, é formado por 16 animais.

“Sou apaixonado pela criação de cabras”, afirmou. Segundo ele, para criar cabras não precisa de grandes espaços, basta ter vontade. A grande preocupação é com relação à alimentação dos animais, neste período de estiagem, que é suprida com a ração disponibilizada pelo Governo.

Durante o período de inverno, com pasto em abundância, a alimentação do pequeno rebanho é feita em sistema de pastoreio. “Agora, na estiagem, recorre-se ao mandacaru e outras plantas, que são misturados à ração distribuída pelo governo”, comentou.

As cabras produzem diariamente três litros de leite, a cada ordenha, tudo seguindo as exigências de higiene. O trabalho é acompanhado pelos técnicos da Emater, Joanildo Torres, gerente da Unidade Operativa e Sandro Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.