RÁDIO COXIXOLA WEB

sábado, 19 de maio de 2012

Com o lançamento, no inicio deste mês, da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER-PB) intensifica os trabalhos para vacinar o rebanho e capacitar criadores. A ação é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A proposta é orientar e mobilizar os agricultores para a necessidade de vacinação sistemática do rebanho. Na região rural de João Pessoa e Cabedelo, por exemplo, está programado o curso de capacitação em aplicação de vacinas para 30 criadores.

Serão disponibilizados equipamentos e mais de 200 servidores, entre médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos, técnicos agricola e extensionistas sociais para atuar em parceria com a Sedap na campanha de vacinação. A ação se estende até o dia 31 deste mês. A meta do Governo do Estado é vacinar 100% do rebanho paraibano, devendo chegar a 1,4 milhão de bovinos e bubalinos.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e a manutenção de zonas livres da doença, de acordo com o Ministério da Agricultura. O produtor tem que comprovar que vacinou seu rebanho nos escritórios das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) ou nos escritórios da Emater presentes nos 223 municípios.

Além da Emater, são parceiros da campanha a Federação da Agricultura do Estado da Paraíba/Serviço Nacional Rural, Interpa, Emepa, Incra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba, sindicatos rurais, produtores de lácteos da Paraíba, prefeituras municipais, além dos bancos do Brasil e do Nordeste. Outras informações podem ser obtidas nos escritórios da Emater, na Gerência Executiva da Defesa Agropecuária da Paraíba, ou através do telefone 0800-281-3031.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.