RÁDIO COXIXOLA WEB

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FICHA SUJAS


AVALANCHE DE RECURSOS PERMITIU VOLTA DE VÁRIOS FICHAS-SUJAS

Prefeitos e deputados condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio à perda de mandato continuam nos cargos graças a liminares e outras decisões do Tribunal Superior Eleitoral e poderiam ser candidatos neste ano, se as eleições fossem hoje. Não seriam, portanto, afetados pela Lei da Ficha Limpa. A prefeita de Campos e ex-governadora, Rosinha Garotinho (PR), que já teve o mandato cassado duas vezes, conseguiu voltar ao cargo, primeiro graças a uma decisão do TSE e depois a uma liminar do TRE.

O TRE, que em 2010 havia condenado Rosinha, em 2011 concedeu liminar e a prefeita voltou ao cargo. Enquanto o TRE não tomar a decisão final, Rosinha está livre para concorrer à reeleição. O ex-governador e deputado Anthony Garotinho (PR) foi condenado no mesmo processo a três anos de inelegibilidade, mas se beneficiou pelas mesmas decisões do TSE e do TRE.O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) está livre para se candidatar ao cargo que quiser. Ele renunciou em 5 de outubro de 2001 para tentar driblar um processo de cassação. O mandato terminaria em fevereiro de 2003.

A punição foi completada em fevereiro do ano passado. Jader conseguiu se candidatar a senador em 2010 graças a uma liminar que obteve na Justiça, mas ficou todo o ano de 2011 de fora do Senado, porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará o considerou ficha-suja. O STF, no entanto, entendeu que ele tinha o direito de se candidatar e lhe devolveu o mandato.
Folha de S. Paulo (Publicado em: 17/02/2012 às 12h40)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.