RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FALTA D’ÁGUA EM COXIXOLA


No ultimo final de semana já tivemos uma grande transtorno com falta d’água, passando cerca de dois dias sem água, primeiro foi a adutora do açude de Lagoa de Cima que se rompeu com as fortes chuvas do final de semana, concertado imediatamente pela equipe da CAGEPA local, mas o problema continuou, a água não chegava as torneira da população de Coxixola, sendo por motivos de a força elétrica não estar chegando na Comunidade de Lagoa de Cima, varias pessoas ligaram reclamando da ENERGISA, que posteriormente foi sanado o problema na segunda pela manhã.

Agora já esta faltando água de novo, desta vez foi à laje superior da caixa d’água da estação de tratamento da unidade local da CAGEPA, que por volta das 15h00mm desabou, entupindo a tubulação, imediatamente o chefe da unidade local, Pedro das Neves (Pedoca), fechou os registros para não causar maiores danos à tubulação.

O chefe local já comunicou a equipe de Campina Grande responsável pela operação de reparo, mas não sabe dizer um prazo correto de quando o abastecimento voltará ao normal na cidade de Coxixola, mas não demorará muito, esclareceu o funcionário Wagner, pois a equipe chegando e retirando a laje que desabou de dentro da caixa d’água, o fornecimento já poderá ser normalizado.

Com estes transtornos de hoje, nos veio à lembrança os da década de 90, mais especificamente 93 e 98, quando o açude de Lagoa de Cima veio a seca completamente, em 93 a população local foi socorrida pelo poço construído na década de 60 pelo projeto SUDENE, que ainda hoje da o nome ao poço (conhecido localmente com “o asudene”), e pelo carro pipa que o então prefeito de São João do Cariri, Josete, enviava, era uma luta com apenas um ou dois carros pipas para toda a população bebe, foram reabertas varias cacimbas, as mais famosas foram as de Seu Dudu e de João Zeca no Riacho dos Espinheiros, mais teve a de Eliodorio Dário, a de Dona Joana, nesta foi feita um mutirão e escavado um poço amazonas, Zé Mago como sempre, um lutador pela população de Coxixola ficou a frente de grupo de pessoas para colocar uma bomba elétrica no poço no poço do “asudene”, que veio a sanar a falta d’água, pois o cata-vento não dava vencimento a demanda da população. 

Em 98 os mesmos transtornos voltaram, só que dessa vez o prefeito da Cidade a época era Givaldo Limeira, que perfurou vários poços nos arredores da cidade e construiu um pequeno lavatório no “asudene” e em convenio com a Fundação Banco do Brasil foi montado um dessalinizador, até o programa do Ratinho perfurou um poço aqui, as dificuldades apareceram mais foram sanadas, como é comum a dureza (sal nas aguas subterrânea) as mulheres ampliaram e aprofundaram a cacimba de Seu Dudu e montaram vários lavadores de roupa, confeccionados com pedra e pau.

Hoje a administração publica abandou os poços nos arredores da cidade e “o asudene” agoniza no desprezo, o dessalinizador não funciona mais, alguns poços aos arredores da rua não tem uma gota d’água. Pedimos que a administração local olhe nosso problema.
 Na imagem,no primeiro plano a caixa d'água o asudene, nais a frete a casinha com o dessalinizador e ao fundo a caixa d'água da estação de tratamento da CAGEPA local, a qual a laje superior desabou.
 Vista do Asudene.
 A única torneira que esta funcionando no asudene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.