RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 4 de outubro de 2011

NEGÓCIOS NO CARIRI

MILHO, ARROBA DO BOI GORDO E A CRIAÇÃO DE FRANGOS

Em São Paulo, são necessárias 5,36 arrobas de boi gordo para aquisição de uma tonelada de milho grão, 4% a mais na comparação com agosto. Aqui no cariri da Paraíba a relação é de 6,47 em média.
No sul do país o preço do milho voltou a subir em setembro. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a tonelada do grão está cotada em R$ 525 (preço médio) em São Paulo. Alta de 2% em relação a agosto. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o milho está 22,6% mais caro.

Para o pecuarista, a relação de troca entre a arroba do boi gordo e o grão piorou em setembro. Considerando a praça de São Paulo, são necessárias 5,36 arrobas de boi gordo para a aquisição de uma tonelada de milho grão. Isto significa 4% mais arrobas para a compra da mesma quantidade de milho na comparação com agosto. Em relação ao mesmo período do ano passado, são 15,1% a mais.
Aqui no cariri da Paraíba o milho caiu, a nível de produtor, segundo a EMATER Regional de Serra Branca, sendo comercializado a tonelada a R$ 583,00 (preço médio), mostrando um queda em relação ao mês de agosto de 5,5%, já em relação ao ano passado o milho apresenta-se mais elevado, cerca de 16,6%.
Para os pecuaristas que já visão um elevação do preço do milho, especialmente os criadores de frango na região que estarão se preparando para o natal, as perspectivas não são boas, pois há queda da safra no mundo, e os agricultores locais estão estocando o milho para vendas futuras esperando a alta no preço do grão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.