RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BAIXO CARBONO


OS MÉDIOS PRODUTORES QUEREM CHANCE DE INTEGRAR ECONOMIA DE BAIXO CARBONO

O Programa de Governança Climática para uma Agropecuária de Baixo Carbono (PABC), será a grande oportunidade para médios produtores rurais participarem da economia de baixo carbono e ajudarem o setor rural a contribuir com a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE's). A avaliação foi feita pelo advogado e consultor da CNA, Flávio Menezes nesta segunda-feira (5/9), no Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para Desenvolvimento da Agropecuária e Respeito ao Clima (Feed 2011).

O PABC, que a participação do médio produtor nesse processo deve ser acompanhada de acréscimo de renda. Com o PABC, visa mitigar os efeitos das mudanças climáticas sobre a atividade agropecuária, nos moldes da Política Nacional de Mudanças Climáticas. A ideia é transformar em vantagem competitiva no mercado internacional a adoção de práticas que tenham o objetivo de minimizar os reflexos do aumento da temperatura global sobre a produção de alimentos.
A implantação do programa terá a elaboração de diagnósticos sobre a real participação do setor agropecuário na emissão dos GEE. Essa será uma das etapas do projeto. Também será criado o Observatório Tecnológico do Clima, que terá a função de centralizar as informações do programa, ajudando a orientar os produtores rurais sobre as ações que deverão ser adotadas nas propriedades rurais para reduzir a emissão de carbono. Também será criado um fundo para pesquisa e desenvolvimento, além de uma plataforma de negócios e serviços ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.