RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 28 de junho de 2016

IBGE - Novo atlas geográfico facilita estudo de terras indígenas

Usuários poderão navegar pelos mapas, alterar escalas de visualização e conhecer mais sobre a população indígena


Novo atlas acrescentou mais 170 mapas, além de um caderno temático sobre a população indígena / Marcelo Camargo/Agência Brasil
     O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lança nesta segunda-feira (27) o Atlas Nacional Digital do Brasil 2016 (acesse aqui), que irá facilitar o estudo de áreas indígenas e suas populações.
     O aprimoramento dos dados no novo documento permitiu identificar as áreas indígenas em novas escalas geográficas e apontar características sociodemográficas dentro e fora das Terras Indígenas.
     O levantamento feito no Censo 2010 revelou que 517,4 mil indígenas (57,7% de toda a população) viviam nas Terras Indígenas oficialmente reconhecidas no ano em que a pesquisa foi realizada.
     As maiores populações estavam nas regiões Norte (73,5%) e Centro-Oeste (72,5%). Roraima era o estado com o maior percentual (83,2%); já o Rio de Janeiro detinha a menor proporção (2,8%).
     Outro dado importante é a autodeclaração de etnia ou povo. Cerca de 75% dos entrevistados que se declararam indígenas souberam informar os dados e também revelaram características de acordo com sua localização, assim como os Xavantes, mais numerosos nos estados da região Centro-Oeste, e os Guarani Kaiowá, espalhados por toda a região Sul e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
     Também foram identificadas 274 línguas indígenas em uso no país. Cerca de 37,4% dos indígenas de cinco anos ou mais de idade falavam uma língua indígena, e esse percentual aumenta para 57,3% dentro das Terras Indígenas.
     O novo Atlas utiliza informações contidas no “Atlas Nacional do Brasil Milton Santos”, originalmente publicado em 2010, com o acréscimo de mais 170 mapas com informações demográficas, econômicas e sociais, além de um caderno temático sobre a população indígena.
Tecnologia
     O material, disponibilizado online, destaca as transformações que aconteceram na geografia brasileira, com base no Censo Demográfico de 2010, estruturado em quatro temas: O Brasil no mundo; Território e meio ambiente; Sociedade e economia; e Redes geográficas.
     Os usuários poderão navegar pelos mapas, alterar escalas de visualização e exportar tabelas e gráficos. Para aqueles que possuem conhecimentos mais avançados, é possível utilizar a busca de informações geográficas online.

Edição: Camila Rodrigues da Silva - Brasil de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.