RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

1º FESTIVAL CULTURAL DE COXIXOLA-PB

No último final de semana, muito movimentado, tivemos também muita chuva, o que veio em boa hora, junto com nossa comemoração, ao tempo em que muitos visitantes estavam chegando em nossa cidade, realizamos o 1ºFestival Cultural de Coxixola.Uma Realização do Grupo de Cultura de Coxixola, da ADESLA e da Prefeitura Municipal de Coxixola.

Na sexta-feira (21/12/13) tivemos a abertura do 1º festival de cultura de Coxixola. Iniciando com a oficina “Literatura e Ensino: os Amores difíceis” Ministrante: Prof. Dr. Marcelo Medeiros da Silva (UEPB).

Na Abertura Oficial do Evento tivemos: Apresentação da filarmônica São José de Coxixola, Apresentação do Grupo Capoeira de Coxixola, Apresentação do Grupo de Dança Tradição Nordestina também de Coxixola.


Os bacarmarteiros compareceram, mas devido a chuva não tiveram a oportunidade de se apresentarem. Nossos agradecimentos especiais para o Grupo do Município de Camalaú.

No segundo dia 21- Sábado tivemos a Oficina Linguagem cinematográfica e Artes Cênicas. Ministranda por José Dhiones - Presidente da Associação Cultural do Congo.

A noite tivemos a grandiosa apresentação de Violeiros repentistas: Carlinhos da Prata e Renê Cavalcante, mostrando o que é cultura nordestina, nossas raízes, onde devemos bebe.
Depois foi a vez de Coxixola e seus convidados conhecerem a cultura da musica e da poesia Brasileira em sua essência com o maravilhoso Sarau Poético com o Poeta, Cantor e Compositor Nanado Alves, Prof. e Poeta Erivan (UFCG), Poeta Marco di Aurélio, Poeta e musicista Pedro Soares, Poeta musicista, mestre em violão, Roberto Cajá, Poetisas Thaiana Campos e Elaina Lima.



Para fecha com chave de ouro a Apresentação do Trio Pé de Serra.

No terceiro e último dia (22- Domingo) tivemos logo no inicio da manhã um espetáculo de aula, uma palestra: Acerca da Palavra. Ministrada pelo Poeta Marco di Aurélio, a quem vai nossos mais sinceros agradecimentos, nos presentearam também com sua sabedoria e entusiasmo o grande poeta Pedro Soares e Roberto Caja.


Poeta Marco di Aurelio. Foto: Genilson B. Brito

A tarde tivemos o nosso Fórum sobre Políticas Culturais. Com os convidados: Profª. Me. Maria José Neves de Amorim Moura (UEPB), Prof. Me. José Luiz Cavalcante. (UEPB) José Dhiones (Presidente da ASCCON). De onde tiramos o calendário cultura de Coxixola para 2014 além da fundação da Associação Cultura de Coxixola.
  A noite foi a vez da Apresentação do Teatro de Sombras e slowmochaw. Associação Cultural do Congo (ACCON) junto com uma Amostra Audiovisual. 


Encerramento do evento foi com música ao vivo do maravilhoso Prof. e Músico José Luís Cavalcante (UEPB).

Tivemos ainda durante todo o festival a Exposição PARAÍBA GRANDES NOMES. Do Professor da UFCG - Campus de Sumé, Josafá de Oros.
Queremos agradecer a todos e todas que direta ou indiretamente nos ajudaram a fazer este evento que mudou definitivamente o povo de Coxixola para a boa musica nordestina e brasileira.

Todas as Fotos Estão Aqui e podem ser usadas desde que citadas a fonte. Fotos de Genilson B. Brito.

2 comentários:

  1. bela apresentação da cultura nordestina,de parabéns aos jovens e os mais velhos de toda a cidade de coxixola,de caruaru josé lucas.

    ResponderExcluir
  2. bela apresentação da cultura nordestina,de parabéns todos os jovens e os mais velhos da cidade de coxixola,de caruaru,josé lucas

    ResponderExcluir

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.