RÁDIO COXIXOLA WEB

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SÃO JOÃO DE TRADIÇÃO PARA INTEGRAÇÃO

EQUIPE QUE REALIZOU A FESTA

Em uma noite de sexta-feira (10/06/2011) foi o encerramento do são João da Escola Estadual Manoel Honorato Sobrinho de Coxixola/PB, uma mistura entre comunidade e profissionais educacionais que fazem a escola e muita descontração, me sentir a 13 anos atrás quando fazia parte integrante da mesma escola, mas hoje a escola estar evoluída e com novas visões, modernizada, reestruturada, com uma entusiasmada administração, soerguida de uma vontade popular de renovação.

A festa de são João não é invenção, é a tradição mais característica do cidadão nordestino, por pequena que seja, quando revelada a alegria flui naturalmente do íntimo entre os mais contidos e tímidos nordestinos. O ser humano que nasceu para interagir e viver em grupos encontra nos festejos juninos a máxima emoção de ser comunidade, totalmente transparente e óbvio, ficaram evidentes as emoções emanadas de um povo simples e alegre, é muito salutar esta comemoração para uma comunidade que sempre passou por provações, temos que prestigiar e valorizar estas iniciativas, porque nosso íntimo necessita de tal alegria.

Além de particulares e saudosas lembranças, vir filmes passarem no semblante de cada espectador, estava marcada nas expressões de cada um que participata ou simplemente prétigiava, tinha senhores e senhoras com similares relampejos de juvenilidade, havia outros que se sentia como se jovens realmente ainda os fossem, vir jovens querendo ser gente grande, vir quebra de preconceitos religiosos e homofóbicos, vir jovens de Coxixola mostrando seus valores artísticos na música e nas artes, vir pessoas simples serem lembradas, como Margarida Honório, Rita Casula que a ser lembrada encheu seus descendentes de uma explosivo orgulho em ser parte da festa, estava lá a famosa padaria de Zé Mago e seu inconfundível pão, também foi lembrada Dona Zefinha Albino com seus doces. Puras, singelas, mas verdadeiras homenagens a estes sujeitos que um dia dançaram, lutaram, fizeram, que fazem ou são a hístoria de Coxixola.

Os movimentos às vezes pareciam sul real, mais eram simples demonstração de um tipo de tribalismo a qual seus protagonistas se entregam as emoções mais puras, quase um transe, pois é isto que somos, uma grande nação de onde emana as mais variadas e belas emoções, daqueles que querem interagir e ver Coxixola uma só comunidade coesa e pronta para mostra aos seus filhos o que somos, o que queremos e para onde devermos caminhar, foi tudo isto que a festa da Escola nos mostrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.