RÁDIO COXIXOLA WEB

segunda-feira, 27 de junho de 2011

COXIXOLA A PEQUENA QUASE NOTÁVEL

Coxixola é sociedade socialista democrática com igualdade de direitos na lei e na prática? Há respeito aos semelhantes em suas idéias e sonhos? Há diálogo constante entre homens e mulheres de todas as idades onde todos sentem-se incluídos? Pois trabalham e decidem em comum. O povo de lá possue o necessário para viver bem alimentados, com saúde, amplo acesso à educação, conhecendo e produzindo cultura, com segurança, lazer e transporte, em meio ambiente saudável? Problemas e divergências ocorrerem, mas o esclarecimento, o debate, a decisão pela maioria de pessoas, com igualdade real, favorece as soluções. Será que todos são e se sentem gente em Coxixola?

Estaria com jubilo, mas gostaria de refletir um pouco como os caros leitores que se dispõe a isto. Pois Coxixola padece na contramão da história tanto do país como no estado da Paraíba que vive um novo tempo, necessitando de novas correntes políticas que buscam a liberdade e igualdade para todos. Em todo o Brasil a política é diferente da praticada há alguns anos atrás. Hoje luta-se por desenvolvimento, democracia, liberdade para todos. O socialismo vem crescendo no Brasil, no Pernambuco, por exemplo, o socialismo vem sendo construído há vários anos, com o saudoso Miguel Arrais, agora está mostrando os seus frutos com o Governador Eduardo Campo, exemplo nacional de administração da máquina pública.

Em Coxixola o desenvolvimento é só na boca e para a boca de poucos. Envergonho-me de irmãos Coxixolenses que às vezes comparam, ou tentaram, igualar o Grande Criador a filhos mortais, nefastos e podres da nossa sociedade. Mas esta cidade tem uma história gloriosa, de lutas, superação, autoestima, como a épica trajetória pela sobrevivência da cultura e do povo que morava na “Cabeça do Porco” ou no “Alto dos Macacos”, ou ainda insultados como “matutos do mato”. Este povo que vem se livrando de amarras históricas e culturais, entranhada em nosso subconsciente por alguns dominadores, vai ser o mesmo povo, humilhado, que um dia limpará esta cidade de uma administração atormentada em seus próprios, tenebrosos e profundos pesadelos.

A gestão publica de Coxixola que deveria ser rica em projetos e ações, como se idealiza uma administração pública de qualidade, unificando a transformação da sociedade, solidaria, coesa, forte, que se gera em seu ventre, desenvolver-se-ia a partir de pessoas que produzem e ao mesmo tempo dividem esta riquezas, com liberdade. Infelizmente isto não ocorre em Coxixola, para uns poucos o muito, para muitos o pouco que lhes é permitido pelas mãos tiranas de uns pseudos administradores do erário público.

Há um grito de liberdade, ouve-se ao longe uma voz que chama o povo de Coxixola. Esta voz ecoa na falta de oportunidades para os jovens, liberdade igualitária e só teremos tais benefícios quando todos puderem educar-se, trabalhar e gerar renda, ter saúde de qualidade, liberdade de sonhos e realizações pessoais, isto é, ideário socialista com o pé na realidade. O novo socialismos construindo no seio da população vem trazendo uma sociedade com lutas, projetos, experiências no legislativo e executivo. Interesses coletivos e não os individuais como são vistos nas atuais gestões.

Vamos lutar em Coxixola por uma comunidade igualitária e plural (liberdade de religião, ideologia, política, sexual, etc), extirpando antigos e retrógadas ditadores do poder, promovendo a inserção das novas idéias, novos rumos para a sociedade coxixolense que moldem-se na perspectiva de avanços puros, duradouros e libertários.

A prática acompanha as idéias, os programas e palavras que são balbuciadas por alguns homens públicos de nossa comunidade, não chegam a sua prática vivida, e assim, ressaltamos a pergunta: E até que ponto vamos confiar nestes “homens”? Estou certo que temos que refundar os ideais e alguns personagens de Coxixola para que ela crescer com igualdade e pluralidade, castrando de uma vez a desigualdade social que há por lá. É o interesse individualista e ganancioso em uma ínfima parcela de nossa sociedade, mas quem promove esta disparidade, mantém uma subordinação ininterrupta e mascarada sobre uns e, para estes teremos de retirá-los a venda, mostrando-os o caminho da luz e que os bons moços são o “bicho preto” em forma de anjos.

Teremos que ter um objetivo para obter uma sociedade mais justa para nosso irmão coxixolense, os partidos devem se unir para unir o povo, mudando Coxixola, principalmente para aqueles que mais sofrem, os que não são atendidos com dignidade nos serviços públicos, etc. O povo é capaz de destruir, lutar e reconstruir uma Nova Coxixola, como que ressurgida das cinzas dos nossos antepassados que aqui lutaram por suas vidas, carregando água, lenha, fazendo carvão, lavando roupas, correndo atrás de rezes gordas que dais quais só sentiam o cheiro da gordura na brasa.

Para tal metamorfose ocorrer, não é uma só pessoa que a vai realizar ou esperar nascer um salvador para isto, quem vai fazer Coxixola mudar, é o povo junto, unido, educado, livre, consciente.

Os partidos não podem ser um fim, deter o poder única e exclusivamente pelo poder, mas um meio, um instrumento, uma força, uma forma de luta, para um propósito maior dentro da nossa sociedade, queira direta ou indiretamente, mais contribuindo para a libertação de toda Coxixola. Este deverá estar constantemente moldando-se a realidade, mas convictos nos princípios que o criara, e crescer, não de forma esdrúxula como se ver em nossa cidade, mas com pudor e respeito a toda e qualquer opinião.

Temos umas áreas de conflitos sociais no município sim, os assentamentos da reforma agrária, os quais para a administração atual são invisíveis, pois os senhores gestores públicos de nossa cidade não os vêem como indivíduos capazes de mudar seus próprios destinos tornando-se sujeitos de suas histórias.

Queremos a Transparência dos gastos públicos das administrações de Coxixola, que isto seja incorporado nas atuais gestões como prática rotineira, à população precisa saber como estar sendo gasto, ou poupado, o dinheiro da prefeitura e da câmara de vereadores. Para termos o conhecimento de 600 xeros coloridas por mês, por exemplo.

Uma sociedade se renova em idéias e ideais, perspectivas de crescimentos com renovação, liberdade, experiências das mais diferentes, mudanças de atitudes e até de posições e pensamentos, desde que se mantenha a dignidade, a sobriedade ética e moral. Não corrompendo a valor nenhum, quanto menos a um cheque de R$ 50.000,00.

Temos esperanças que a população excluída, explorada, humilhada por décadas em Coxixola veja na história que quando as massas ao redor do mundo ganharam consciência, mudaram os rumos de nações, povos, países, com modificações e formatos sociais desejados pela maioria.

A esperança ainda vive dentro de uns, não mais latente, agora ela é pulsante, dentro de outros ela já é vibrante. Cada um que se identificar com este simples texto, que busque ver o seu futuro a longo prazo, veja o futuro de seus filhos e netos. É este drama quadrianual que querem para suas futuras gerações?

9 comentários:

  1. Márcia Davila - Recife/PE
    Ótimo texto, conheci Coxixola neste São João, vir que a turma que controla a cidade acha que são as perfeições humanas, as festas foram simples e boas, disso não restam dúvidas, mas não pelo lado dos comandados do Seu Nelson Prefeito, o que eu vir foi muita faça, uns achando que esta tudo bom e outros fazendo de contas que realmente estar. Coxixola é boa, o povo é bom, mas estar faltando pessoas com coração para administrá-la. O pior foi saber que os carros que carregam estudantes estavam recebendo dinheiro da educação para trazer gente para a festa, para encher o arraia municipá, ou vinham ou ficavam fora do esquema da prefeitura... Conclui que a festa é uma tentativa de tornar o prefeito popular. O presidente da câmara ainda acha que foi o maior São João de Coxixola, ele precisa conhecer a historia da cidade dele... Mas indico, pois tem um bode assado na brasa que da água na boca só de lembrar. BJS e Saudades de lá.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Marcia, mas o que tem de ter é fiscalização, não tem como encobrir o que vem sendo realizado em Coxixola. Cadê os Vereadores que não fiscalizam? A câmara de vereadores é pra isso, vamos cobrar dos nosso vereadores, que só servem para ganhar dinheiro e beber cachaça, mas também com o monte deles que são analfabetos não se poderia esperar muita coisa, mandar Gué, Manoel de Duda, o do serrote apertado Zé de Gui e até o Josemar, manda eles lerem um texto... Como passaram na prova para vereadores? Até isto os vereadores de oposição em Coxixola não reclamam... Deixa a corrupção rola solta mesmo.

    Mariele - Campina Grande

    ResponderExcluir
  3. Mariele, em seu comentário você fala que a população de Coxixola não pode esperar muito dos vereadores analfabetos no caso de: Gué, Manoel de Duda, Zé de Gui e Josemar, concordaria com você em gênero e grau se durante a história política de Coxixola você tivesse colocado seu nome na disputa de uma vaga no legislativo municipal, mas pelo que sei durante esses 16 anos de emancipação política de coxixola não lembro de nem uma Mariele concorrendo a nem uma vaga, por tanto minha amiga não é só criticar tem que dar a cara pra bater, teste sua popularidade, tem vergonha de ser política? bote sua capacidade, experência e honestidade a disposição da população do município, ou você não sabe perder? quem não sabe perder, pode criticar alguém? ajude desenvolver Coxixola! não é com esse tipo de atitude que você vai colaborar, as 9 vagas do legislativo municipal precisam serem preenchidas, se os letrados se escondem, se acovardam! só resta os analfabetos para a população votar.
    Por tanto amiga, se tem alguém que merece criticas, me desculpe mas esse alguém é você.

    ResponderExcluir
  4. Minha cara o meu caro,
    Quem se acorvadou agora foi vc pois não se identeificaou-se, mas concordo com vc en quase tudo, e neste quase entra, "só resta os analfabetos para a população votaar"... Vc é quem chamou-os de alanfabetos, e só uma dica, analfabeto não pod ser canidadto... Isto é uma vergonha paa vc, paa o pov de Coxixola, para quem quiser, é vergonhoso... Vai lê as leis e apremder a entender o que ler-se...

    ResponderExcluir
  5. João Paulo - Serra Branca
    Coxixola merece isto, não era nem para ter sido criado o municipio de Coxixola, tomem agora...

    ResponderExcluir
  6. Oi João Paulo de Serra Branca, tudo bem? eu sou de Coxixola, neste momento eu não vou responder a Mariele porque apesar de ter o nome bonito tem o pensamento bem limitadinho pra o meu gosto, inclusive demonstrou seu lado preconceituoso, só não sei se também é racista, acho que não! mas se for, não é novidade depois de dois comentário desses dela! não podemos esperar muita coisa.
    Com relação a você João Paulo, acho que não conhece Coxixola direito, você sabia que Coxixola estar entre os melhores municípios da Paraíba em qualidade de vida? e que é o 2º do estado no IDI - Índice de Desenvolvimento Infantil e o 1º em número de idosos proporcional a sua população? você pensa que é fácil conseguir esses índices? o povo de Coxixola é muito feliz por ter se emancipado meu amigo, para os coxixolenses foi uma grande conquista, talvez para voces de Serra Branca tenha sido ruim a emancipação de Coxixola, mas para nós, foi ótimoooooooooooooooooooo.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber das noticias do São joão de Coxixola, se é imparcial porque não publicou, foi a maior festa...
    Kd a de Nanam, não chegou nem perto da que o Prefeitão Moral Fez, vai genilson mostra ai...

    ResponderExcluir
  8. Minha gente não vamos comparar ande foi melhor ou pior, o bom foi que em Coxixola teve São João de todo lado.Mas para o Prefeitão Moral como é sitado ai em cima é mais fácil fazer o São João tá atirando com a pólvora do povo, já Nanan não tem o mesma pólvora que o Moral tem. Assim é covardia comparar.

    ResponderExcluir
  9. Bommm! concluindo todos estes comentários podemos ter a comprovação que todos não passam de uma grande "MUNDIÇA", o povo pareçe não saber o que é democracia, e só sabem viverem se atacando por besteira!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.