RÁDIO COXIXOLA WEB

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O FUTURO QUE NÓS ESPERA OU O QUE QUEREMOS ENCONTAR?



O QUE NÓS QUEREMOS DE FATO É QUE AS IDEIAS VOLTEM A SER PERIGOSAS. (lido nos muros de Paris em 1968).
O grande dilema de nossa sociedade atual é a perversa e voraz atualização das tecnologias de hoje enquanto enfrentamos velhas mazelas, como a fome, isto é uma das nossas maiores utopias.

Todavia o desconhecido é o que nos move e nos faz viver, o que nos espera nos faz pensar e às vezes agir, nesta sinuosa dicotomia de não saber e esperar, a sociedade vive na esperança do encontrar.

Cria-se o dilema entre viver e o sobreviver, social e ambiental.

Nesta combinação socioambiental, o ser humano não viverá para sempre, o sol um dia vai acabar, isto é fato, no entanto ainda não nos preocupa tanto como a de quem vai ganhar uma eleição? Que rumos iremos tornar? E como a historia será escrita?  Mas não deveríamos estar mais preocupados era com o próximo?

Parte de nossa sociedade não cabe nos moldes da atual conjuntura comunitária (exploração de tudo que pode ser ou vir a ser uma commodity), são os “zeros econômicos”, os excluídos, os que não produzem, para resolução de tais dilemas, iniciaremos pelo mais palpável, terra e educação, estes “zeros” têm de ser os sujeitos de sua própria evolução concreta e racional.

Por identificarmos o problema na sociedade, a busca da solução não deve se tornar uma competição, mas juntos encontramos o caminho certo a seguir. Sou contra a ideia do mais forte sobreviver, devemos gerar conhecimento e o compartilhar, pois os maiores progressos das sociedades por toda história da humanidade não resultaram de competições, mas sim de solidariedade.

Com esta convicção nossa sociedade certamente crescerá de forma que venha com equidade social, igualdade de ideais, ambientalmente sustentável e, não fechando os olhos para a realidade, economicamente justa.

Coxixola é limpinha, bonitinha, com um portal lindo e admirado por habitanteS de outras cidades, mas tudo isto nos ajuda a desenvolver? Se isto lhe gerar uma reflexão, inquietação, “incomodação”..., pense como estar o nosso desenvolvimento ou como deveria ser o caminho a ser trilhado por nossa comunidade em busca de prosperidade e igualdade?

Nossa evolução ajudou a todos os seus membros a progredir? Estas expressões, evoluir e progredir, são siameses e ao mesmo tempo distintos, pois ao passo que alguns de nossos filhos se formam em advocacia, por exemplo, outros jovens promissores no esporte estão se tornando alcoólatras, promessas no setor de informática estar fadado a ser pinhão no sul do país... Onde estar o crescimento? Não evoluimos, pois o desenvolvimento de uma sociedade deve gerar lucros para todos, estamos na verdade é “inchando” como um dia me foi falado. Isto é o que queremos para Coxixola?
Velhas lutas continuam e certamente pendurarão por muito tempo, exemplos dessas lutas é a fome que ainda nos assola, falta d’água em algumas comunidades, moradias indignas para nossos irmãos, ainda há corrupção.

Cidadania, é a qualidade ou estado de cidadão. Por isto o povo tem de participar dos governos, isto em Coxixola foi perdido, porque nossa gente estar perdendo sua identidade ansiamos por uma “cara” que represente a todos nós.

Tudo isto junta-se a uma curta memoria e uma breve esperança, resultando, inevitavelmente, em uma caótica imobilidade cultura, social, ambiental e até econômica dos cidadãos, da comunidade e até mesmo do município.

O passado pode ser um bom refugio, ele gera a experiência que leva a formação consciente do certo e do errado, mas dele teremos apenas de aprender com os erros, continuando com o que deu certo e segui sempre em frente.

Não devemos nos apegar a nostalgia de tempos idos, devemos seguir em direção ao futuro que é o único lugar para onde podemos ir, quando, unidos por uma causa justa, se juntas pessoas, não com interesses próprios, mas interesses coletivos, este futuro terá enfrentamentos mais leves e de curta duração, onde os lucros sociais serão mais duradouros, igualitários e frutíferos.

Coxixola deverá ser uma casa de todos e não pequenos campos de concentração, redutos de prosperidade, não estamos acabados moral, ético e culturalmente, há uma luz para onde devemos olhar mais uma vez e de onde perceberemos o nosso irmão que mora vizinho, que encontramos na rua, que vemos no campo de futebol ou nos forrós pé de serra, sendo que nesta nova percepção, este irmão não é uma concorrente e sim um homem ou mulher com identidade, desejos e planos.

Quando nossa sociedade chegar a este patamar não veremos míseros homens, o que enxergaremos serão cidadãos dignos e com senso moral para responsabilidades humanísticas.

A partir dai passaremos a nos preocupar com o futuro do outro, com seu estado de espirito, com seus anseios, iremos ser reconhecidos e reconhecer as habilidades humanas que serão usadas para o bem comum, iremos nos preocupar com o descanso dos que alcançarem esta parte da vida. Dessa forma cresceremos jutos rumos a um futuro mais igualitário, sustentável e justo.

Da união de muitos em prol de todos, Coxixola viverá nova fase de prosperidade e crescimento real.

GRUPO DO PSB DE COXIXOLA.             10 de Setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.