RÁDIO COXIXOLA WEB

sábado, 1 de novembro de 2014

FESTIVAL HOLISTICO DA PRIMAVERA SERTANEJA 1º EXPEDIÇÃO DA GUERRA DE DOZE

Hoje tivemos a grandiosa oportunidade de conhecer de perto um "taco", um pedaço, de nossa historia que muitos e muitos não conhecem, e que as escola tradicionais não revelam, a Guerra de Doze que ocorreu aqui no nosso cariri, especialmente em Monteiro, Camalaú, Prata, Taperoá e São João do Cariri, uma guerra entre Coronéis que resultou em transformações nacionais, como a morte de João Pessoa.
 Bala, sangue, cercos, politica, poder... E muito mais envolvidos nos conflitos aqui no cariri, dois livros hoje nos trazem parte dessa historia de luta e respeito, o GUERREIRO TOGADO, de Pedro Nunes Filho, o outro é A GUERRA DE DOZE - CEM ANOS DEPOIS, do Profº Antonio Mariano.
Profº Antonio Mariano
hoje 1º de Novembro de 2014 - Pelos Caminhos dos “Revolucionários da Salvação”, na cidade de Camalaú foi à primeira parada, nas ruínas da Fazenda Floresta, hoje assentamento da reforma agraria Novo Mundo.

Ainda na cidade de Camalaú visitamos as ruinas da Fazenda Carrapateira, hoje outro assentamento.
 Entrada da Antiga sede da fazenda
 Punhal encontrado no local

Sempre aos tiros do Grupo de Bacamarteiros de Camalaú.

A mais bela de todas as sedes visitadas foi a Fazenda Amaro, no município de Monteiro, que era do Pedro Bezerra da Silveira Leal (Coronel Pedro Monteiro).
 Sede da Fazenda
 Furos de balas na janela da luta travada na sede a cem anos
 Furo na parede para emboscar que tenta-se entrar na casa pela porta da frente, era recebido a bala.
 Drº Pedrinho, filho do Coronel Pedro Monteiro
Visita a parte superior da Casa

Lançamento do livro A GUERRA DE DOZE – Cem Anos depois, de autoria do Profº Antonio Mariano, na Casa Progresso em Monteiro-PB, onde encontramos o inconfundível jumento Nogueira na porta da casa.


Outro ponto visitado, e onde foi mais forte os confrontos da época, a Fazenda Areal de Augusto Santa Cruz Oliveira (Doutor Sinhozinho do Areal)





Augusto de Santa Cruz Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.