RÁDIO COXIXOLA WEB

sábado, 30 de março de 2013

1ª CAVALGADA DE SÃO JOSÉ EM COXIXOLA - PB. 2013

FOI UMA ÓTIMA SURPRESA A PARTICIPAÇÃO NA 1ª CAVALGADA DE SÃO JOSÉ DE COXIXOLA-PB, ESTE ANO (2013), A QUAL CONTOU COM MAIS DE 120 CAVALEIROS E AMAZONAS DESFILANDO NAS RUAS DE COXIXOLA. FOI SIMPLESMENTE EMOCIONANTE, A FESTA DE SÃO JOSÉ VOLTOU EM ALTO ESTILO E COM MUITAS INOVAÇÃO E UMA BELA ORGANIZAÇÃO. PARABÉNS A TODOS OS ORGANIZADORES.


MAIS FOTOS CLICK AQUI

sexta-feira, 29 de março de 2013

INAUGURAÇÃO DA NOVA UNIDADE OPERATIVA DA EMATER EM PARARI

A EMATER-PB estar de cara nova em Parari-PB, foi inaugurada a nova sede da unidade local.
Mais fotos CLICK AQUI

FESTA DE SÃO JOSÉ EM COXIXOLA 2013

PARTE DA CARREATA DOS MOTORISTAS E DA MISSA DE SÃO JOSÉ

PARA VER MAIS FOTOS CLICK AQUI

AGRICULTORES DO CARIRI DESTACAM AÇÕES QUE GERAM RENDA E AJUDAM NA CONVIVÊNCIA COM ESTIAGEM


Durante dois dias agricultores familiares de 17 municípios do Cariri Ocidental se reuniram na Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves, em Sumé, com técnicos da Emater para uma avaliação final da Chamada Pública e proceder discussões sobre as ações do Plano Brasil Sem Miséria que contemplam famílias agricultoras da região, quando apresentaram atividades que permitem a convivência com a estiagem. Na ocasião foi anunciada a distribuição de 20 mil raquetes de palma forrageira entre os criadores, numa iniciativa do Governo do Estado.


Na ocasião, o presidente Geovanni Medeiros destacou o esforço da equipe de técnicos e outros parceiros que ajudam na execução das atividades da Chamada Pública e acompanhamento das 1.600 famílias na região, das quais 496 são atendidas pelo Brasil Sem Miséria, “daí todo o seu êxito”. O coordenador de Operações da Emater, Jailson Lopes, presente ao evento, destacou o trabalhou realizado na região que permitiu avanços na construção de políticas públicas de inclusão social. A coordenadora da Chamada Pública no Cariri Ocidental, Karina Queiroz, disse que todo o trabalho estava focado na organização da produção de caprino e ovino para atender ao mercado, a partir de um diagnóstico realizado.

O evento foi organizado pela coordenação das Chamadas Públicas no Cariri Ocidental e o escritório regional da Emater em Serra Branca, com o apoio do Núcleo de Comunicação e Metodologia e também o Núcleo de Extensão Social, o evento contou com uma representação de 180 agricultores familiares, representando as diferentes atividades agrícolas que recebem assessoramento da extensão rural.

Também durante o evento foi debatido o trabalho financiado pelo Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que permite as famílias implantar projetos de inclusão social, com destaque para a criação de caprinos e frango de capoeira, como é o caso da agricultura Lucia de Fátima Pereira Feitosa, do Sítio Serrote do Gato, em Serra Branca, que iniciou criatório de 50 pintos e já pensa ampliar o projeto. “Não quero mais deixar de criar galinhas, que tem me dado uma renda”, disse.

Muitos aproveitaram para agradecer pelo trabalho que a Emater realiza no campo, dando condições de executarem suas atividades e, com isso, criar condições para ter renda. “Com a Chamada Pública os agricultores passaram a contar com a presença mais constante dos técnicos da Emater que continuam indo ao local de trabalho, orientando na condução das ações geradoras de inclusão social”, afirmou o criador de cabras Erivaldo Ferreira (Fita), do Sítio Exu, em Prata. Ele tem um criatório de 17 caprinos leiteiros numa área de 14x60 metros e fornece leite ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Já o criador José Gouveia, do Sítio Jaramataí, em Parari, que fornece leite para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e recebe assessoramento da Emater, falou dos trabalhos de aproveitamento dos recursos da caatinga para alimentar seus animais, sempre buscando preservar o que existe na região. “Orientados pela Emater, fazemos o manejo correta da caatinga, aproveitado o que é produzido na região na produção de feno, além de produzir maniçoba para alimentar os caprinos, com redução de 30% de custos por cabra”, afirmou.

As ações que a Emater tem executado por meio das Chamadas Públicas e outros projetos e programas de atendimentos aos agricultores familiares vêm dando condições para que todos possam ter condições de consolidar ações que garantam renda e a construção de cidadania, tem evitado que ocorram saques às cidades, como se registrava em décadas passadas. É a opinião do coordenador regional da Emater em Serra Branca, Antônio Alberto, durante encerramento da avaliação da Chamada Pública do Cariri Ocidental, na terça-feira (26), na cidade de Sumé.

Para Alberto, as ações que vinham sendo empreendidas pela Emater e ainda mais a partir da Chamada Pública, iniciadas em 2010, têm contribuído para, gradativamente, mudar a paisagem da região. Acompanhando o trabalho de extensionistas, ele mesmo atuando na região durante mais de três décadas, testemunhou que a Emater está levando cidadania para os agricultores.

“A partir das Chamadas Públicas a Emater está cada vez mais perto do agricultor familiar e com isso multiplica por quatro vezes a produção familiar, o que era impossível até pouco tempo, e com isso construindo sua cidadania”, comentou.

quinta-feira, 28 de março de 2013

MANTIDA PERSPECTIVAS DE DÉFICIT DE CHUVA PARA O SEMIÁRIDO NORDESTINO

A previsão climática por consenso para o trimestre que inicia em abril e termina em junho de 2013 (AMJ/2013) uma maior probabilidade prevista de chuva nas categorias normal (35%) e abaixo da normal (35%), seguidas pela probabilidade de 30% na categoria acima da faixa normal para o extremo leste do Nordeste. O referido trimestre corresponde ao período mais chuvoso na zona da mata nordestina. Para grande parte da região semiárida e norte do Nordeste, a categoria mais provável ainda é de chuvas abaixo da faixa normal (40%), seguida pela probabilidade de 35% de ocorrência de chuvas na categoria normal e 25% de probabilidade na categoria acima da normal. Na grande área central do Brasil e também para a Região Sul, a previsão indica o padrão climatológico, com igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo da normal, normal e acima da normal). Para o extremo norte da Região Norte, a previsão indica 40% de probabilidade de ocorrência de chuvas acima da faixa normal, 35% de probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria normal e 25% na categoria abaixo da normal. As temperaturas são previstas entre as categorias normal e acima da normal climatológica para a Região Nordeste. Nas demais áreas do País, a previsão indica que as temperaturas podem se situar em torno da faixa normal. No decorrer deste trimestre, podem ocorrer incursões mais intensas de massas de ar frio sobre o centro-sul do Brasil.