RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Produtores do Nordeste afetados pela seca poderão ter perdão da dívida

CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL AINDA AVALIA A POSSIBLIDADE DE PERDÃO

A presidente Dilma Rousseff, afirmou em março que o Conselho Monetário Nacional (CMN) iria avaliar o perdão da dívida de agricultores atingidos pela seca no Nordeste, mas até agora nada foi feito.
Foto: Genilson B. Brito

A época a presidente falou: " Estamos avaliando o pleito de perdão da dívida; isso não está decidido, está sendo olhado com cuidado e carinho pelo CMN, que irá avaliar essa questão" afirmou a presidente, que esteve presente em Alagoas para inauguração de trechos do canal do sertão, obras para o transporte de água no Estado.

Dilma lembrou que, diante a persistência da estiagem na região, os vencimentos de dívidas tomadas e vencidas no período foram prorrogadas até 1º de julho, sem juros e sem multa. A mandatária ainda apresentou dados dos programas feitos contra a seca desde o ano passado, como a contratação de 6,5 mil carros-pipa, a criação da bolsa-estiagem de R$ 720,00 e do seguro garantia safra, de R$ 1.240,00 em conjunto com o Bolsa-Família. 

– Criamos uma rede de proteção ao agricultor que sofre com seca não passar necessidade. E vamos prorrogar a bolsa estiagem e todas as medidas enquanto houver seca – acrescentou.

Indagada sobre as críticas da oposição direcionadas ao Bolsa-Família, Dilma defendeu o programa. 

– O Bolsa-Família foi uma escolha política cuidar dos cidadãos mais pobres do Brasil. O Brasil não abandonou seus pobres, mas a pobreza extrema, a miséria está nos abandonando – disse.

A presidente Dilma considerou ainda que o "país só será desenvolvido e justo se investir em infraestrutura e em programas sociais" e defendeu os investimentos na região Nordeste.

– O Nordeste nunca foi problema e acredito que com as obras de infraestrutura e de recursos hídricos será a solução para o Brasil – concluiu. 

Em fortaleza a presidente anunciou um programa que deverá ser formulado para recompor as perdas de rebanhos de pequenos produtores rurais causadas pela estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.