RÁDIO COXIXOLA WEB

sábado, 11 de agosto de 2012

Com os celeiros abarrotados

Em meio à indesejada marcha lenta da economia nacional, com a indústria a patinar e patinar, o governo encontrou boa razão para comemorar. Motivo: tudo indica que o País estabelecerá um novo recorde na produção de grãos na safra 2012-2013, destaque para a produção de milho.
 
Segundo informou o IBGE, deverão ser colhidas no próximo ano-safra 163 milhões de toneladas, incremento de 2% em relação ao colhido no período anterior. A estimativa evidentemente leva em conta condições climáticas favoráveis no período de plantio, desenvolvimento das plantas e colheita.

Com a seca a castigar os Estados Unidos, grande produtor global assim como o Brasil, os agricultores optaram por ampliar o cultivo dos grãos, particularmente do milho, que neste ano supera a soja. No caso da soja, as notícias também são positivas, ainda que a área cultivada cresça menos. Espera-se um avanço considerável da renda dos produtores rurais, consequência do preço elevado no mercado mundial e do impacto positivo da alta do dólar sobre a renda do produtor.

Mas ai vem a pergunta, nós aqui do nordeste não estamos passando pela maior seca dos ultimos cinquenta anos? Como o Brasil vai ter esta enorme produção de grão? Será que precisamos nos organizar e produzir o que nos é conveniente ou o que é adaptado as nossas condições?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário será analisado e publicado, mas se vier causar dano ou calunia a outro ou não for conveniente com nossa política de comentários ele será esquecido. Pedimos que não falte com respeito as pessoas lembradas nesta matéria, nem com outras que poventura não estejam aqui inclusas, se utiliza da ética, moral e verdade. A responsabilidade deste comentário é totalmente sua.