RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 27 de novembro de 2012

PACTO: mais juntos do que nunca, aliados de Cícero e Ricardo se unem em prol de causa comum para não sumirem politicamente em JP

Foto: PBagora
Tentando não sumir politicamente na Câmara Municipal de João Pessoa, aliados do senador Cícero Lucena (PSDB) e do governador Ricardo Coutinho (PSB) se articulam para fazer uma oposição orquestrada junto ao prefeito eleito Luciano Cartaxo (PT).

A informação chegou à reportagem do PB Agora na tarde desta segunda-feira (26) e dá conta que o novo bloco partidário será composto por cinco parlamentares e possibilitará aos vereadores engrossarem a voz contra aproximadamente 21 parlamentares que darão sustentação ao Governo do PT.

“Os entendimentos estão adiantados e não vejo problemas de estarmos na mesma bancada com colegas do PSB”, pontuou um influente tucano com assento na CMJP.

A princípio, a bancada seria composta por: Renato Martins (PSB), Zezinho do Botafogo (PSB), Elisa Virgínia (PSDB), Marcos Vinicius (PSDB) e Doutor Luis Flávio (PSDB).

O PB Agora também apurou que os parlamentares ainda não escolheram um líder, porem a nova composição de forças na Casa de Napoleão Laureano já nasce com um grande paradigma: como se comportará os vereadores do PSB quando os tucanos voltarem a bombardear a gestão de Ricardo Coutinho?

Sabe-se apenas, que em nome da sobrevivência politica é melhor abraçar um adversário do que ser atropelado politicamente por um prefeito que teve uma vitória acachapante no último pleito, ou seja, a oposição é fundamental em cada Governo e a de Luciano já começou a se articular e mesmo com poucos parlamentares promete ser bastante barulhenta.

Henrique Lima
PB Agora

Maranhão é o novo presidente do PMDB na Paraíba e Wilson Santiago é o vice

As vagas de Delgados também foram todas preenchidas 

Maranhão é declarado novo presidente do PMDB na PB
Foto: PBagora

Foi declarado nesta segunda-feira (26) o veredito em relação a presidência do PMDB no âmbito estadual. Mesmo sem um consenso declarado, o nome de José Maranhão foi o referendado e o de Wilson Santiago fico no posto de vice.

O
atual presidente, Antônio Barbosa foi quem informou sobre a decisão. As vagas de Delgados também foram todas preenchidas e a única pendência não resolvida é a vaga de 1º Secretário. A decisão partiu de reuniões entre lideranças políticas da legenda realizadas em João Pessoa.

Redação

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Couto destaca posição da Paraíba no índice de transparência pública e elogia o governo

Roselandia, Dep. Luiz Couto e Adeilsa. (foto: Genilson B. Brito)
O deputado Luiz Couto (PT-PB) parabenizou o governador Ricardo Vieira Coutinho (PSB) pela posição que a Paraíba alcançou no levantamento realizado pela ONG Contas Abertas que mostrou o estado na nona colocação, com referência ao índice de transparência pública do Brasil

Couto lembrou, do plenário da Câmara Federal, que o estado pulou do 14º para o nono lugar e agora está entre os dez melhores em termos de transparência. Já o portal do estado, acrescentou, ficou entre os dezoito que aumentaram suas notas, “o que demonstra que a Paraíba tem um governo transparente”.

O parlamentar lamentou que estados como Bahia, Acre Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe tenham ficado na lista dos reprovados.

Luiz couto defendeu a implantação integral da Lei Complementar nº 131, de 2009, que obrigou a divulgação em tempo real na Internet das informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira. “Isso é transparência. A população precisa saber onde e como está sendo aplicado o dinheiro”, completou.

ONG – O resultado, que apresentou a Paraíba como o 9º estado com maior índice de transparência pública do país, foi divulgado na terça-feira (20/11) pela ONG Contas Abertas, que avalia o conteúdo, a atualização e acessibilidade dos portais de transparência pública dos estados, e pode ser conferido no endereço http:// indicedetransparencia.com/.

Portal – No portal da Transparência da Paraíba a população pode pesquisar informações de interesse sobre a arrecadação do Estado, volume de recursos transferidos pela União para o Estado, contratos firmados com empresas e convênios estabelecidos com os municípios, além do valor gasto com pessoal, obras e serviços.

O portal também mantém um canal de comunicação direta com o governo – o Fala Cidadão para informações, sugestões, críticas, reclamações e denúncias.

Fonte: Da Assessoria

Governador anuncia pagamento de novembro, dezembro e 13º salário

O Governo do Estado anunciou o calendário de pagamento dos meses de novembro, dezembro e o 13º salário dos servidores estaduais. O pagamento referente ao mês de novembro será feito nesta quinta-feira (29) para aposentados e pensionistas. Na sexta-feira (30), recebem salários os servidores da administração direta e indireta.

No dia 11 de dezembro (terça-feira), o Governo do Estado paga o 13º salário, enquanto a folha do mês de dezembro será paga nos dias 27 e 28. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Administração, as três folhas vão injetar cerca de R$ 700 milhões em apenas um mês na economia do Estado.

O pagamento das folhas foi anunciado nesta segunda-feira (26) pelo governador Ricardo Coutinho, durante o programa semanal de rádio ‘Fala Governador’. Ele afirmou que, mesmo em um cenário de perda (até outubro) de R$ 247 milhões do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e da crise econômica vivenciada no país, sempre procurou priorizar o pagamento da folha em dia e do 13º salário e o equilíbrio fiscal. “Nos primeiros dias do ano separo logo os recursos para o pagamento das folhas e do 13º salário. Todos os gestores devem agir assim para não chegar ao final do ano no sufoco diante de situações como queda de receita. Até porque não existe milagre para fazer surgir dinheiro”, ressaltou.

O governador falou ainda sobre o impacto positivo do pagamento das folhas para o Estado. “Esse recurso colocado na economia do Estado é importante para a indústria, para o comércio e, principalmente, para os servidores em um momento de dificuldades econômicas no Brasil e no mundo”, destacou.

Ricardo afirmou que este foi um ano muito difícil, uma vez que a crise que atingiu a Europa teve reflexos no Brasil, com a desaceleração da economia. Ele espera que 2013 seja um ano melhor para a economia do país e, consequentemente, para a Paraíba. “O Estado pertence às pessoas que têm uma relação direta e as milhões de outras que precisam de uma educação de qualidade, do cursinho pré-vestibular, do hospital, do medicamento, de indústrias e empresas para gerar emprego, da ração animal para manter o gado e de acesso à água tratada. São coisas essenciais que não abro mão, porque, se assim fizesse, estaria prejudicando a grande maioria do povo paraibano”, completou o governador.

Fonte: secom-PB

Transgênico não pode ser considerado seguro, reafirmam pesquisadores


A equipe de pesquisadores que motivou uma grande polêmica mundial ao defender que uma variedade de milho transgênico causa tumores publicou novo comunicado reafirmando que o produto não pode ser considerado seguro.

Eles questionam a credibilidade de muitos dos que os atacaram em função de suas ligações com a indústria e pelo fato de alguns trabalharem com o desenvolvimento e patenteamento de plantas transgênicas.

Ao tempo em que recusa as pressões pela retirada do estudo, a equipe afirma que seu estudo é o mais detalhado já feito sem qualquer vinculação com as empresas de transgênicos e agrotóxicos.

Na tréplica publicada na Food and Chemical Toxicology, mesmo periódico onde saiu a pesquisa original, a equipe destaca que, ao contrátrio de muitos outros cientistas envolvidos em pesquisas com produtos transgênicos, eles estão livres de influências da indústria porque não têm intenção de comercializar um novo produto.

Também foi destacado na carta que a pesquisa representa um passo inicial ao invés de uma conclusão final sobre os potenciais impactos do milho NK603 e que novos estudos poderão concluir sobre sua segurança.

Na pesquisa original, os pesquisadores franceses mostraram que ratos alimentados com o milho da Monsanto apresentaram mortalidade mais alta e frequente, sendo que as fêmeas desenvolveram numerosos e significantes tumores mamários, além de problemas hipofisários e renais. Os machos morreram, em sua maioria, de graves deficiências crônicas hepato-renais.

O experimento foi conduzido ao longo de dois anos, enquanto as empresas apresentam aos órgãos reguladores testes de no máximo 90 dias. Séralini e equipe mostraram também que os efeitos tóxicos só começam a se manifestar justamente após 90 dias.

Uma carta com críticas ao estudo publicada também na Food and Chemical Toxicology é assinada por duas brasileiras integrantes da Anbio - Associação Nacional de Biossegurança, entidade financiada por empresas de biotecnologia como Monsanto, Du Pont e Bayer, entre outras.

Vice-governador da Paraíba não descarta possibilidade de chapa do "Trio R" ser trunfo para as eleições 2014

Vice governador Romulo Gouveia (Foto: PolíticaPB)
O vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSD) não descartou durante entrevista que possa vir a disputar vaga no Senado Federal nas eleições de 2014. Ele inclusive agradeceu aos colegas, a exemplo do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSDB) por lembrar do seu nome para disputar o cargo âmbito Federal. Caso Rõmulo venha a disputar o Senado, a chapa para o governo pode ser formada por Ricardo Coutinho (PSB) e Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB), o que confirmaria a tese de Hervázio sobre a possibilidade de uma formação em três "R".

“Comungo, tenho o mesmo pensamento e fico grato ao líder Hervázio Bezerra pela lembrança do meu nome para disputa do Senado. E quem não gostaria de representar o Estado. Mas, no momento temos como prioridade trabalhar para manter esse projeto exitoso na Paraíba que vem sendo comandado pelo governador Ricardo Coutinho”, disse ele.

Rômulo também declarou que não vai ser empecilho para composição da chapa majoritária governista em 2014. “E não serei empecilho no que se refere a escolha de vice ou mesmo senador. Só digo que se indicado a qualquer cargo isso só vai aumentar a minha responsabilidade de lutar por nosso Estado, como já tenho feito ao longo da minha trajetória política”, acrescentou ele.

Fonte: políticaPB

Ex-ministro, senador e prefeitos foram vítimas da quadrilha

Marco Polo del Nero (foto: INFO Online)
A Polícia Federal prendeu 33 pessoas nesta segunda-feira 26 em uma operação que envolveu a detenção temporária de Marco Polo del Nero, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Segundo a PF, a operação Durkheim, realizada em São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Pará, Pernambuco e Rio de Janeiro, tem o objetivo de desmantelar duas quadrilhas, uma especializada na venda de informações sigilosas e outra voltada à prática de crimes contra o sistema financeiro.

Um ex-ministro, um senador, dois prefeitos e dois desembargadores, um delegado de Polícia Civil, uma filial de emissora de TV e um banco estão entre as vítimas das organizações criminosas investigadas pela PPF desde 2009, quando um policial federal cometeu suicídio em Campinas (SP).

A operação investigou duas organizações criminosas. Uma delas, composta por vendedores de informações sigilosas e pessoas que tinham acesso a dados sigilosos, tais como funcionários de empresas de telefonia, bancos e servidores públicos. A outra tinha como finalidade remeter dinheiro ao exterior por meio de atividades de câmbio sem autorização do Banco Central.

Segundo Roberto Troncon, superintendente da PF em São Paulo, dez policiais foram investigados: três deles eram federais, sendo um aposentado. Também foi identificado o envolvimento de cinco policiais civis e dois policiais militares. “Há suspeita de que esses grupos devassaram, ilegalmente, o sigilo bancário, fiscal e telefônico de milhares de vítimas. Comprovadamente, 180 vítimas foram alvo desses grupos”, disse Troncon.

Os nomes das vítimas e dos investigados não foram divulgados pela PF porque o inquérito está sob segredo de Justiça. Todas as vítimas deverão prestar depoimento à polícia nas próximas semanas.

Um integrante desta quadrilha, cuja identidade ainda não foi divulgada pela PF, servia como elo com um outro grupo criminoso, especializado em lavagem de dinheiro. Esta segunda quadrilha movimentou apenas em 2012 entre 20 milhões de reais e 30 milhões de reais. De acordo com o site G1, PF apreendeu nesta segunda-feira cerca de 600 mil reais, além de 27 carros de luxo.

A operação da PF envolveu 400 policiais que deveriam cumprir 33 mandados de prisão, 34 mandados de coerção coercitiva, como ocorreu com Del Nero, que foi obrigado a prestar depoimento, e 87 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Além dos 33 presos, 73 pessoas foram indiciadas. Não há informação sobre quais as acusações contra Del Nero. Ainda segundo o G1, a PF informou apenas que o caso “não tem relação com o futebol”.

Entre os crimes imputados aos investigados estão divulgação de segredo, corrupção ativa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, realizar interceptação telefônica clandestina, quebra de sigilo bancário, formação de quadrilha, realização de atividade de câmbio sem autorização do Banco Central do Brasil, evasão de divisa e lavagem de dinheiro, com penas de 1 a 12 anos de prisão.

ESSA É VELHA MAIS VALE A PENA LEMBRAR...Agrotóxico da Bayer usado como chumbinho é banido do Brasil .

Estão proibidos no Brasil todos os produtos à base do agrotóxico aldicarbe, que é utilizado de forma irregular como raticida doméstico (conhecido como chumbinho). No último mês de outubro, o Ministério da Agricultura cancelou o registro do Temik 150, da empresa Bayer. Esse era o único agrotóxico à base de aldicarbe autorizado no país. A informação do banimento foi divulgada nesta segunda-feira (5) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o governo federal, quase 60% dos 8 mil casos anuais de intoxicação por chumbinho são causados pelo produto. O aldicarbe é o mais tóxico entre todos os ingredientes ativos de agroquímicos até então autorizados no país. Ele era usado no cultivo de batata, café, citros e cana-de-açúcar

A Anvisa aponta que o chumbinho é ineficaz no combate doméstico de roedores. Segundo o órgão, pelo fato do primeiro animal que ingere o veneno morrer imediatamente, os outros roedores não consomem o mesmo alimento. Já os raticidas legalizados são eficazes, pois provocam um envenenamento lento.

A intoxicação por chumbinho se manifesta em menos de uma hora após a ingestão do produto. Entre os sintomas típicos estão náuseas, vômito, visão borrada, dor abdominal, diarreia, tremores e taquicardia. A Anvisa tem um serviço telefônico nacional e gratuito para esses casos, o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001.
 
Da Radioagência NP