RÁDIO COXIXOLA WEB

quarta-feira, 1 de julho de 2015

UM EVENTO QUE FICOU MARCADO PELO MELHOR LADO, O DA VISIBILIDADES DOS PRODUTORES E PRODUTORAS.

No último final de semana (26 e 27/06) Coxixola vivenciou uma grande festa da Capriovinocultura, tendo o destaque especial a caprinocultura leiteira, pois foi realizada a 8ª FESTA DA CABRA LEITEIRA DE COXIXOLA-PB, juntamente com a 3ª MOSTRA DA AGRICULTURA FAMILIAR, inovação tecnológica, trocas de experiências, intercambio entre estados, degustação e mostra de produtos derivados do leite de cabra, entre outras foram as principais atrações da Festa.
A realização da Festa foi uma Parceria da Sec. de Agricultura de Coxixola, ACCOCOX, EMATER-PB e SEBRAE, com vários apoios, como os das Secretaria de Infra-estrutura, Secretaria de Saúde, Espotes, Educação e Ação Social.
Estiveram presentes ao Evento 503 animais de varias raças e aptidões, ocupando 109 das 118 baias preparadas, muitos animais para comercialização, esta que foi superior a do ano de 2014, ultrapassado os R$ 80.000,00 reais nos dois dias do evento, isto só entre os criadores expositores e visitantes, estes ultrapassando a marca dos 75 participantes de varias regiões da Paraíba, além dos produtores do Rio Grande do Norte e Pernambuco.


O Banco do Nordeste esteve Presente ao Evento, através do AgroAmigo, na Pessoa de Francisnaldo e Patrick, efetuaram liberação de Credito Rural, em uma parceria Secretaria de Agricultura, EMATER-PB e o BNB. Até o momento já foram liberados mais de R$ 300.000,00 para o município que continuar com a menor inadimplência da região. Esta parceria só vem a beneficiar cada dia mais, e os agricultores e agricultoras têm acesso ao credito rural orientado mais fácil e rápido.

A UFCG – Campus de Sumé, através do PASCAR, que tem Wandeson e Rai (foto) como seus bolsistas, são filhos de Coxixola, de agricultores familiares que vem lutando na transição agroecológica para produzir alimentos mais saudáveis.

A EMEPA estava lá mostrando o quanto é valioso a diversidade de Produção nas Unidades Familiares de nosso cariri.
Muitos parceiros estiveram presentes ao evento, como a UFPB campus de João Pessoa, com os Professores Vanderlan e Haissa, o SEBRAE com o Programa do ADRS, a CARPIGUT de Jatauba, uma agradecimento especial vai para a Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra em Sumé, a AGUBEL e o casal do melhor queijo de cabra da região, Darimagda e Ilton, de Santo André-PB.

A secretaria de Agricultura Familiar do Estado esteve prestigiando nosso evento.
O grupo de dança de Coxixola “Tradição Nordestina” fez as honras da casa ao se apresentarem dando as boas-vindas aos visitantes.
Teve de tudo, até novos encontros, O Amor estava no Ar na Festa.
A sexta (26) foi encerrada com a grande apresentação da cultura popular, o repente e muito forró de qualidade.
O sábado (27) foi hora da 8ª Festa Mostra Raça, com os julgamentos na Pista do Município e os Intermunicipal.
 
Muitos Visitantes e Parceiros estiveram Presentes ao Evento, aos quais vai nosso agradecimento.

Durante todo o sábado teve muita movimentação, pega de bode, mulher ordenhadeira, comidas tipicas, etc.
 
 
Às 18h30mm foi a hora do "vamos ver", ultima ordenha, a qual pelo terceiro ano consecutivo, consagra como grande campeã na produção diária de leite um animal de Coxixola, desta vez foi a cabra de Nezinho do Campo do Velho com quase 9 kg, desbancando os competidores de Zabelê, Jataúba, Sertania, entre outros. Esta por sua vez não superou a marca de outro animal de Coxixola, que em 2014 produziu próximo dos 10 kg de leite diário.

Apos a ordenha, realizou-se a premiação, iniciando por duas jutas e merecidas homenagens a dois grandes homens, Seu Alfeu Gonçalves (acima) e Drº Mário Antonino, por seus feitos em prol da ovinocaprinocultura de nosso município e região, a eles nosso muito obrigado.

Nezinho do Campo do Velho e Walmir Azevedo coordenador da EMATER Regional de Serra Branca.

NOSSO MUITO OBRIGADO A TODOS OS AGRICULTORES E AGRICULTORAS QUE FIZERAM A FESTA DA CABRA LEITEIRA TORNAR-SE UMA VITRINE PARA FUTUROS NEGÓCIOS E MANTER FORTE A CADEIA DA OVINOCAPRINOCULTURA ESPECIALMENTE A CAPRINOCULTURA DE LEITE EM NOSSO MUNICÍPIO.

TODAS AS FOTOS PODEM SER USADAS DESDE QUE CITADA A FONTE: BLOG DE GENILSON B. BRITO.