RÁDIO COXIXOLA WEB

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cade apura suposto cartel de farinha de trigo no Nordeste

REGIÃO NORDESTE É RESPONSÁVEL POR CERCA DE UM QUARTO DA PRODUÇÃO NACIONAL DE FARINHA DE TRIGO

Investigações mostraram que o preço da farinha de trigo nos Estados nordestinos é aproximadamente 20% superior ao praticado no Centro-Sul do país
Em busca de provas contra um suposto cartel de farinha de trigo, a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizou na quarta, dia 17, uma operação de busca e apreensão de documentos em quatro capitais de Estados do Nordeste, região responsável por cerca de um quarto da produção nacional. 
As investigações do Cade mostraram que o preço da farinha de trigo na região Nordeste é aproximadamente 20% superior ao praticado nos Estados do Centro-Sul do país. 

“A existência de um cartel nesse setor prejudicaria a economia do país como um todo”, afirmou o órgão antitruste por meio de nota.

Item relevante da cesta básica, a farinha de trigo é usada também na panificação, setor que corresponde a mais de 50% da demanda do produto, além de fabricação de massas, doces e biscoitos. 

Durante a operação nas cidades de Maceió (AL), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Natal (RN), foram cumpridos 15 mandatos de buscas em seis empresas de moagem, três distribuidoras e uma associação. O objetivo foi apurar denúncias de que havia reuniões frequentes entre diretores das companhias para negociar preços, condições de venda e divisão do mercado. 

"De acordo com as denúncias, os distribuidores não poderiam descumprir os acordos firmados, sob pena de sofrerem sanções. Os comerciantes que não aceitassem o acordo seriam punidos com cortes no volume do produto e com o aumento do preço no mês seguinte", completou a nota. 

Batizada de "Operação Mós", em referência às pedras que trituram os grãos nos moinhos, a força-tarefa contou com o apoio de 28 oficiais de Justiça, 70 policiais rodoviários federais, 16 peritos da Polícia Federal, 39 servidores do Cade, dois servidores do Ministério Público, além do auxílio da Procuradoria Regional Federal da 5ª Região.

Os documentos apreendidos serão analisados pela Superintendência-Geral do Cade e, caso os indícios de cartel sejam confirmados, um processo administrativo será aberto pelo órgão de defesa da concorrência.

Produtores do Nordeste afetados pela seca poderão ter perdão da dívida

CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL AINDA AVALIA A POSSIBLIDADE DE PERDÃO

A presidente Dilma Rousseff, afirmou em março que o Conselho Monetário Nacional (CMN) iria avaliar o perdão da dívida de agricultores atingidos pela seca no Nordeste, mas até agora nada foi feito.
Foto: Genilson B. Brito

A época a presidente falou: " Estamos avaliando o pleito de perdão da dívida; isso não está decidido, está sendo olhado com cuidado e carinho pelo CMN, que irá avaliar essa questão" afirmou a presidente, que esteve presente em Alagoas para inauguração de trechos do canal do sertão, obras para o transporte de água no Estado.

Dilma lembrou que, diante a persistência da estiagem na região, os vencimentos de dívidas tomadas e vencidas no período foram prorrogadas até 1º de julho, sem juros e sem multa. A mandatária ainda apresentou dados dos programas feitos contra a seca desde o ano passado, como a contratação de 6,5 mil carros-pipa, a criação da bolsa-estiagem de R$ 720,00 e do seguro garantia safra, de R$ 1.240,00 em conjunto com o Bolsa-Família. 

– Criamos uma rede de proteção ao agricultor que sofre com seca não passar necessidade. E vamos prorrogar a bolsa estiagem e todas as medidas enquanto houver seca – acrescentou.

Indagada sobre as críticas da oposição direcionadas ao Bolsa-Família, Dilma defendeu o programa. 

– O Bolsa-Família foi uma escolha política cuidar dos cidadãos mais pobres do Brasil. O Brasil não abandonou seus pobres, mas a pobreza extrema, a miséria está nos abandonando – disse.

A presidente Dilma considerou ainda que o "país só será desenvolvido e justo se investir em infraestrutura e em programas sociais" e defendeu os investimentos na região Nordeste.

– O Nordeste nunca foi problema e acredito que com as obras de infraestrutura e de recursos hídricos será a solução para o Brasil – concluiu. 

Em fortaleza a presidente anunciou um programa que deverá ser formulado para recompor as perdas de rebanhos de pequenos produtores rurais causadas pela estiagem.

terça-feira, 16 de abril de 2013

SELEÇÃO DE FEMININA DE FUTSAL E SELEÇÃO MASCULINA DE FUTEBOL DE COXIXOLA INAUGURAM NOVOS UNIFORMES

A SELEÇÃO FEMININA DE FUTSAL INAUGUROU NO ULTIMO DOMINGO SEU NOVÍSSIMO PADRÃO, O JOGO DE ESTREI SERIA CONTRA O TIME DO AMPARO QUE NÃO COMPARECEU A QUADRA MUNICIPAL DE COXIXOLA PARA O CONFRONTO.

A OUTRA ESTREI FOI DO TIME MASCULINO DE FUTEBOL, QUE TAMBÉM ESTREOU SEU NOVO PADRÃO, CONTRA A SELEÇÃO DA PRATA. SÓ QUE MESMO SAINDO NA FRENTE DO MARCADOR, PERMITIU A VIRADA, PERDENDO PELO PLACAR DE 2 X 1, JOGO REALIZADO PELA COPA CARIRI.

TUDO ISTO SOBRE O OLHAR ATENTO DO NOSSO ESPIÃO ZÉ DE SIVINO

MAIS FOTOS CLICK AQUI

INAUGURAÇÃO DO NOVO "POINT" DA CIDADE - BAR DO PEPE (PELETA E PRIQUITIM)

O NOVO BAR AINDA NÃO TEM UM NOME DEFINIDO, ESTAMOS ESCOLHENDO ALGUNS PARA REALIZAR UMA VOTAÇÃO, MAS ESTRE ELES TEMOS: SUVACO DE COBRA, PEPE, NUNPAGA NUNBEBE, RECANT DE RIACHO, CURRINBOQUE CHARLES, NEM VEM, BOQUINHA DE OURO, MULESTA DOS CACHOROS, SÓ O MIE, OI DE TANDERA, ENTRE UTROS. CASO VOCê TENHA UM NOME PARA COLOCAR NA VOTAÇÃO POR FAVOR FAÇA SUA SUGESTÃO... 

A BELEZA DO DONO POUSANDO PARA A FOTO

OS PRIMEIROS FRESGUESES

A ESQUEDA A PACIÊNCIA DO MUNDO TODO, WESLEI, DO LADO DIREITO HELIO DE SEU HELIODORO, O MARCENEIRO QUE FAZ O MELHOR PÉ DE POTE DA REGIÃO

O MELHOR TIRAGOSTO DA REGIÃO, CORAÇÃO E MOELA DE GALINHA FRITA NO ÓLEO  COM ALHO E CEBOLA... MAS TINHA UM PERNIL DE PORCO, É POQUER RONALDO NÃO QUERIA ASSAR...

No Dia Nacional de Conservação do Solo, MDA dá dicas para bom aproveitamento da terra

O solo é base para a produção agrícola. Conservá-lo e enriquecê-lo são as melhores maneiras de assegurar a continuidade da atividade por longos anos. Pela importância do recurso natural, celebra-se em 15 de abril o Dia Nacional da Conservação do Solo, data comemorativa que poucos conhecem, mas que todos deveriam valorizar já que é dele que vêm os alimentos que chegam à mesa de milhões de brasileiros.

“Eu considero uma data essencial para apresentarmos para a sociedade a importância dos solos como um dos maiores patrimônios naturais que temos. Os solos são os responsáveis por todo o sistema de recarga de aquíferos, que, por sua vez, são responsáveis por toda nossa matriz hidroenergética”, explica o técnico em assuntos orgânicos da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) Alberto Wanderley.
Segundo ele, o solo é um dos recursos naturais mais subvalorizados pelos brasileiros, que não imaginam outras ações relacionadas a ele. “Quando falamos da água, não se pensa no solo. Pensam nos rios, cursos d’água, mas não no solo. Essencialmente, porém, o que causa a escassez de água e as inundações, por exemplo, é a má conservação do solo”, garante.

Colaborações
A conservação, seja na agricultura ou na pecuária, é o conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para o plantio. Na agricultura familiar o MDA incentiva o trabalho de preservação, fazendo o manejo do solo de maneira adequada e aproveitando melhor o uso de técnicas que valorizam a conservação da terra e a melhoria da qualidade e das condições físicas e químicas do recurso.

Algumas dicas que podem ser adotadas são: fazer a rotação de culturas; utilizar o solo em plantios mais adequados para cada região; utilizar o plantio direto, sem o uso de arado; evitar a limpeza do solo por meio de queimadas (prática usual no território brasileiro); e preservar matas ciliares e vizinhas.

Um aspecto fundamental na conservação do solo é a manutenção de níveis de fertilidade adequada. 

A adubação, baseada em análises de solo e folhas, é essencial para a conservação e enriquecimento contínuo dos solos de uma propriedade agrícola. “A concepção é que o uso e o manejo do solo privilegiam técnicas que, por si só, são conservacionistas e minimizam os efeitos de degradação do solo, e, às vezes, até o melhoram”, conclui Alberto Wanderley.

Dia Nacional da Conservação do Solo
A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881 – 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos.