RÁDIO COXIXOLA WEB

domingo, 6 de novembro de 2011

COXIXOLA DE TODOS PARA TODOS

 LÁ EM COXIXOLA

Já faz um tempo que não publicava nada sobre Coxixola, hoje tenho um resumo de vários fatos.
Começamos pelo lixo da cidade que é recolhido pela Prefeitura Municipal (PM), não há destinação adequada, são simplesmente recolhidos e colocados a céu aberto, o pior é que são incinerados, podendo provocar vários danos, pois ao incinerar o lixo estar se lançando mais gases do efeito estufa no ambiente, além de colocar em risco a vegetação da caatinga que circundo o lixão de Coxixola. Não tem aterro sanitário, outro risco é que no período das chuvas há potencial de contaminação de terras de plantios e corpos d’água com o chorume produzido no local.
Não falo nem dos riachos, pois o esgoto de Coxixola é jogado diretamente em vários pontos de dois riachos que circundam a cidade, há duas ou três grandes fossas que se diz ser para o tratamento dos resíduos, mas não se tem a certeza que elas cumpram a função, e os coletores para reciclagem (que separa papel, vidro, metal, etc) que tem de frente ao Mercado Publico de Coxixola e da Antiga Escola Estadual, todos na rua principal, o que se faz com o lixo selecionado que se coloca lá?
Se fez a maior propaganda a respeito da frota de carro novos da PM (a exposição de fogos de artifícios foi a pequena), o trator novinho e de elevado potencial, não trabalha no seu setor, trabalha sim coletando lixo, como você compra uma máquina daquela para um setor que necessita de muito apoio, o da agricultura, simplesmente o destina a coletar lixo.
Puro descaso das autoridades com o lixo e esgotos da cidade de Coxixola e uma elevada falta de visão dos administradores que colocam um equipamento de elevado valor tecnológico e econômico para simplesmente coletar resíduos e colocar a céu aberto, pondo em risco a saúde da população, a qualidade ambiental do ar, do solo e da água em parte do município.

Alunos me confidenciaram que na prova do ENEM deste ano tiveram a ajuda da PM, que colocou o Ônibus Escolar a disposição destes para fazerem a prova, sendo que por parte dos alunos eles teriam de contribuir com cerca de R$ 4,00 cada, para que ou quem era este dinheiro?
Onde estão os vereadores de Coxixola que não veem nada em? Pois há no Conselho Tutelar um Computador doado pelo poder judiciário a cerca de seis meses que não tinha sido colocado  para funcionar nem conexão da internet.

Coxixola não é só noticia ruim, conheço bem 21 municípios do cariri, sem dúvida as melhores estradas rurais são as de Coxixola. No Setor de Saúde do município gostaria de agradece e homenagear ou mesmo tempo a Senhor Nilda, enfermeira do Posto de Saúde da cidade (conhecida como Nilda de Pedro ou Charlene), altamente dedicada à função, uma atnção com os pacientes de da inveja, ao aplica um medicamento por via intramuscular o paciente não sente nem sua mão sobre seu corpo, parece que ela coloca a agulha entre as fibras musculares (outro nome que deveria ter é mão de anjo), como ela outros funcionarios que merecem justas homenagens, o que o faremos em breve, como também faremos reclamações que estão nos chegando. Sim, lembram da Ponte "sorrisal", de tanto falarmos aqui no blog a Administração resolveu recuperar, espero que o dinheiro seja bem utilizado desta vez para fazer algo benfeito, mas pelo menos atenderam nosso apelo.


O intuito destes pequenos trechos não é agredir a imagem de ninguém, apenas mostrar o que estar errado em Coxixola, que esta cidade não tem um dono ou muito menos é uma familia que manda, pois vivemos em uma democrácia.

CAPITALISMO X SOCIALISMO



No século XV, o comércio já era a principal atividade econômica da Europa. Os comerciantes, ou a classe burguesa, já tinham acumulado grandes capitais realizando o comércio com a África e a Ásia, através do mar Mediterrâneo. O capital torna-se a principal fonte de riqueza, substituindo a terra, do período feudal. A forma que o capital podia ser acumulado ou obtido era por meio da ampliação cada vez maior do comércio e Por meio da exploração do ouro e da prata.
A expansão do comércio gerou a necessidade de se aumentar a produção, principalmente o artesanal. Os artesãos mais ricos começaram a comprar as oficinas dos artesãos mais pobres. Estes transformaram-se, então, em trabalhadores assalariados, e o número de empregados nas oficinas foi aumentando. Algo muito distante de hoje? Acho que não!
A fase de acumulação do capital por meio do lucro obtido com o comércio e, ainda, por meio da exploração do trabalho do homem, seja o assalariado ou o escravo, recebeu o nome de capitalismo comercial. Nesta fase do capitalismo, nos séculos XV e XVI, ocorreu a expansão marítimo-comercial. A expansão marítima européia fez ressurgir o colonialismo.
Até o século XVIII, o comércio era a principal atividade econômica da Europa, proporcionando grandes lucros à burguesia comercial. Nesta época começaram a surgir novas técnicas de produção de mercadorias. Como exemplo podemos citar a invenção da máquina a vapor, do tear mecânico e, conseqüentemente, dos lucros da burguesia. Surge, deste modo, um novo grupo econômico, muito mais forte que a burguesia comercial. Cabia a burguesia industrial a maior parte dos lucros, enquanto a grande maioria dos homens continuava pobre (Tem algo parecido com isto em Coxixola?). Uns continuaram trabalhando a terra arrendada, outros tornaram-se operários assalariados. Essa situação histórica é conhecida como Revolução Industrial.
O capitalismo industrial, firmando-se como novo modo de vida, fez com que o trabalho assalariado se tornasse generalizado. O homem passou, assim, a comprar o trabalho de outro homem por meio de salário. A Revolução Industrial tornou mais intensa a competição entre os países industriais, para obter matérias-primas, produzir e vender seus produtos no mundo, fazendo surgir um novo colonialismo no século XIX – o imperialismo. As potências industriais europeias invadiram e ocuparam grades áreas dos continentes africano e asiático. Fundaram colônias e exploraram as populações nativas, pagando baixos salários pelo seu trabalho. Além de fornecer matérias-primas para as indústrias europeias, as colônias eram também grandes mercados consumidores de produtos industriais. Os países americanos, apesar de independentes de suas metrópoles europeias – Portugal, Espanha e Inglaterra –, não escaparam dessa dominação colonial, principalmente da Inglaterra.
Os países latino-americanos, inclusive o Brasil, continuaram como simples vendedores de matérias-primas e alimentos para as indústrias europeias e como compradores dos produtos industriais europeus.
A Revolução Industrial levou a um aumento da produção, dos lucros e, também, da exploração do trabalho humano. O trabalhador foi submetido a longas jornadas de trabalho, 14 horas ou mais, recebendo baixos salários (hoje se divide um salario em prefeitura, para dois e três). Não eram somente adultos que se transformavam em operários: crianças de apenas seis anos empregavam-se nas fábricas, executando tarefas por um salário menor que o do adulto. Essa situação levou os trabalhadores a se revoltarem. Inicialmente eram revoltas isoladas, mas, depois, os operários se organizaram em sindicatos, para lutar por seus interesses. E os trabalhadores descobriram uma arma para lutar contra a exploração de sua força de trabalho – a greve.
A atual fase do capitalismo recebe o nome de capitalismo financeiro. A atividade bancária, ou seja, empréstimos de dinheiro a juros, predomina. Todas as outras atividades dependem dos empréstimos bancários. A moeda tornou-se a principal "mercadoria" do sistema.
A interferência do Estado nos negócios é pequena. Diante do que foi exposto, percebe-se que a sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais: a que possui os meios de produção, denominada burguesia; a que possui apenas a sua força de trabalho, denominada proletariado. Socialismo. A preocupação com as injustiças sociais já existia desde a Antiguidade
Desde a Antigüidade algumas pessoas, preocupadas com a vida em sociedade, pensavam em modificar a organização social e assim melhorar as relações entre os homens. Na Idade Moderna também houve essa preocupação. Um inglês de nome Thomas More escreveu um livro chamado Utopia, onde mostrou como imaginava a sociedade de uma forma menos injusta.
Entretanto, com as grandes desigualdades sociais criadas pela Revolução Industrial, as idéias de reformar a sociedade ganharam mais força. Foi assim que surgiram pensadores como Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Proudhon, Karl Marx, Friedrich Engels e outros. Estes pensadores ficaram conhecidos como socialistas.
Dando um salto na historia, chegamos à década de 20 e a grande primeira crise do sistema capitalista, a quebra da bolsa americana em 29 que causa a grande depressão mundial, chegando ao Brasil, onde se queimou sacas de café.
Todos sabem do discorrer da historia, que colocou de lados opostos duas grandes potencias depois de guerras mundiais, EUA e Russia, colocando a prova os conceitos, como o ser humano se tornou após cinco grandes conquistas em humanidade, esta sempre buscou recursos, não sendo diferente agora. Todos nós também sabemos o que a mídia vez com que queria o socialismo.
Hoje no século XXI, após varias crises nos deparamos com a crise da “bolha imobiliária” norte americana, esta estourou por volta de novembro de 2008, no mesmo ano em agosta, tive o desprazer de lê um artigo de uma revistinha neoliberal, a veja, onde um economista criticava duramente o Governo, a época Lula, por controlar de mais o mercado financeiro e assim não permitia um maior crescimento, tomava como exemplo o crescimento da Argentina, o desfecho dessa parte da historia já lembramos, os EUA tem de socorrer bancos, dando dinheiro a quem brincou com este e o pior não era deles, mais tiveram de ser socorridos, a argentina entra em crise, o mundo se assombra com esta grande crise, já o Brasil sai desta com louvor e crescimento, já os economista ficaram calados e não vir a revistinha falar nada.
Hoje nos deparamos mais uma vez com o sistema capitalista mundial em “parafuso”, quebra aqui, os especuladores devorando os mercados internacionais, e mais uma vez têm de se juntar e ajudar elos do sistema para se manterem na dominação do mundo. Concidentemente no inicio deste ano a burguesia brasileira criticava o Brasil, pois o crescimento do mundo era um e a do Brasil era outra, menor, reclamavam da taxa de juros, era muito alta, hoje virmos que esta sendo esta que nos protegeu de mais uma crise do sistema capitalista, pois com os juros altos, nos proporcionou uma camada de “gordura” que podemos cortar e proporcionar melhor cenário para as misérias dos investidores internacionais, enquanto outros países tiveram de elevar suas taxas de juros, irônico não?
Só para nos lembramos da disputa entre o governo Dilma e a Oposição do PSDB e do DEMO no inicio do ano, escrevi algo sobre a discursão na época, era a questão do salário mínimo, a oposição queria que fosse maior que o proposto pela presidente, resumindo, o governo conseguiu vencer, o salario foi o possível para a época e a forma de reajuste, que muitas centrais sindicais defendiam, foi aprovado. Caros leitores, vejam os interesses dúbios da oposição burguesa brasileira, o salario para 2012 será maior que o defendido por eles no inicio do ano, e eles entraram na justiça para barrar esta forma de crescimento, não querem o salario suba todo ano, de forma que se mantenha o poder de compra dos assalariados.
Fica a pergunta, este políticos, que na maioria são de carreira, nunca trabalharam e agora passam os cargos para seus descendentes, o que este homens e mulheres que defendem um sistema falho e injusto querem?

6º Congresso Estadual do PSB


6º CONGRESSO ESTADUALDO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO DA PARAÍBA


No último 28 de outubro, realizou-se no hotel Ouro Branco em João Pessoa – PB, o 6º Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro da Paraíba.
Foi um momento muito importante para nós que construímos essa história no estado, após a esmagadora vitória das eleições 2010, a administração estadual hoje dialoga com os 223 municípios paraibanos de igual forma, buscando-se construir em todo estado essa nova realidade, que se concretiza em obras e ações do Governo do Companheiro Ricardo Coutinho e que segue dia-a-dia realizando as aspirações de desenvolvimento e de crescimento com distribuição de renda.
Foi discutido o Cenário Político Nacional e Local em 2011, discutiu-se a crise econômica mundial com suas repercussão direta e imediata nas outras esferas de desenvolvimento, o PSB procurou compreender o aspecto do trinômio: caos-crise-criação, compreender o caos que gerou a crise e superá-la pela criação.
Fez-se um lembrete da historia das crises, o custo social desta, as salvaguardas para o sistema financeiro, a reação popular e o Brasil. De ante de tudo o que se fazer, ressaltando-se os bons resultados em todos os municípios paraibano nas eleições de 2012 proporcionando a governabilidade em todo o estado.
Se falou os principais projetos e as ações do governo da Paraíba até setembro de 2011, na fala do companheiro Ricardo ficou claro o tamanho do desafio a enfrentar, as condições que se encontrou o estado eram deploráveis, hoje se fala em investimento com realizações destes na prática, e foi salientado por ele que todo o novo enfrenta a resistência, principalmente por aqueles poucos que sempre beneficiaram-se da situação e dos cofres públicos.
Anunciou assinaturas de autorização, termos de compromisso, ordens de serviços, convênios, decretos e protocolo de intenções para vários investimentos no setor de saúde, educação, agricultura, estradas, saneamentos, habitação, segurança pública e cultura.
O evento contou com a participação de varios deputados estaduais, do prefeito de João Pessoa, vereadores e do Secretario deComunicação do Pernambuco Evaldo Costa.
Conclui-se com a eleição da nova Direção do Partido Estadual, permanecendo como Presidente de Honra Ricardo Vieira Coutinho e a Presidência com José Evaldo Rosas, com a Criação de quinze regionais do partido, ficando como regional do cariri ocidental Antonio Alberto do PSB de Serra Branca e do Cariri Oriental a Senhora Socorro do PSB de Taperoá.
No evento houve um momento para expor as candidatura que o partido irá colocar nas eleições de 2012, como os candidatos a Prefeitos de Amparo, São José do Tigre, Parari e Taperoá, além do apoio declarado ao Canidato Nana em Coxixola.