RÁDIO COXIXOLA WEB

terça-feira, 28 de junho de 2011

VEREADORES DE PARARI-PB SERÃO CONDECORADOS COM MEDALHA IMPERADOR DOM PEDRO II EM RECIFE-PE

O vereador mais indicado foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Parari, José Aristeu.


O INSTITUTO TIRADENTES realizou até o último dia 8 de maio do corrente ano, uma pesquisa de opinião pública via internet na página eletrônico da instituição – http://www.institutotiradentes.com.br/ -, que segundo a própria, a referida enquete foi feita por meio de processo seguro e indevassável, permitindo apenas um voto por computador.

O resultado traz os 3 vereadores mais atuantes de Parari-PB. Com 45 pontos o Vereador José Aristeu de Oliveira (PTB) foi o 1º mais votado e será condecorado com a “Medalha Imperador Dom Pedro II – Colar de Ouro”. Com 42 pontos, 2º mais votado, o vereador Osvaldo (DEM) irá receber a “Medalha Imperador Dom Pedro II – Colar de Prata” e o vereador Antonio de Queiroz C. Junior (PTB) com 41 pontos foi o terceiro colocado, irá receber a “Medalha Imperador Dom Pedro II – Colar de Bronze”..

A medalha é conferida apenas aos políticos com aprovação na já citada pesquisa, de acordo com alguns critérios.

Os agraciados deverão receber o prêmio no próximo dia 02 de julho, a partir das 11 horas da manhã, no auditório do Recife Praia Hotel, Avenida Boa Viagem, em Recife/PE.

Na ocasião estará acontecendo o 42º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais. O evento contará com diversas autoridades.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

COXIXOLA A PEQUENA QUASE NOTÁVEL

Coxixola é sociedade socialista democrática com igualdade de direitos na lei e na prática? Há respeito aos semelhantes em suas idéias e sonhos? Há diálogo constante entre homens e mulheres de todas as idades onde todos sentem-se incluídos? Pois trabalham e decidem em comum. O povo de lá possue o necessário para viver bem alimentados, com saúde, amplo acesso à educação, conhecendo e produzindo cultura, com segurança, lazer e transporte, em meio ambiente saudável? Problemas e divergências ocorrerem, mas o esclarecimento, o debate, a decisão pela maioria de pessoas, com igualdade real, favorece as soluções. Será que todos são e se sentem gente em Coxixola?

Estaria com jubilo, mas gostaria de refletir um pouco como os caros leitores que se dispõe a isto. Pois Coxixola padece na contramão da história tanto do país como no estado da Paraíba que vive um novo tempo, necessitando de novas correntes políticas que buscam a liberdade e igualdade para todos. Em todo o Brasil a política é diferente da praticada há alguns anos atrás. Hoje luta-se por desenvolvimento, democracia, liberdade para todos. O socialismo vem crescendo no Brasil, no Pernambuco, por exemplo, o socialismo vem sendo construído há vários anos, com o saudoso Miguel Arrais, agora está mostrando os seus frutos com o Governador Eduardo Campo, exemplo nacional de administração da máquina pública.

Em Coxixola o desenvolvimento é só na boca e para a boca de poucos. Envergonho-me de irmãos Coxixolenses que às vezes comparam, ou tentaram, igualar o Grande Criador a filhos mortais, nefastos e podres da nossa sociedade. Mas esta cidade tem uma história gloriosa, de lutas, superação, autoestima, como a épica trajetória pela sobrevivência da cultura e do povo que morava na “Cabeça do Porco” ou no “Alto dos Macacos”, ou ainda insultados como “matutos do mato”. Este povo que vem se livrando de amarras históricas e culturais, entranhada em nosso subconsciente por alguns dominadores, vai ser o mesmo povo, humilhado, que um dia limpará esta cidade de uma administração atormentada em seus próprios, tenebrosos e profundos pesadelos.

A gestão publica de Coxixola que deveria ser rica em projetos e ações, como se idealiza uma administração pública de qualidade, unificando a transformação da sociedade, solidaria, coesa, forte, que se gera em seu ventre, desenvolver-se-ia a partir de pessoas que produzem e ao mesmo tempo dividem esta riquezas, com liberdade. Infelizmente isto não ocorre em Coxixola, para uns poucos o muito, para muitos o pouco que lhes é permitido pelas mãos tiranas de uns pseudos administradores do erário público.

Há um grito de liberdade, ouve-se ao longe uma voz que chama o povo de Coxixola. Esta voz ecoa na falta de oportunidades para os jovens, liberdade igualitária e só teremos tais benefícios quando todos puderem educar-se, trabalhar e gerar renda, ter saúde de qualidade, liberdade de sonhos e realizações pessoais, isto é, ideário socialista com o pé na realidade. O novo socialismos construindo no seio da população vem trazendo uma sociedade com lutas, projetos, experiências no legislativo e executivo. Interesses coletivos e não os individuais como são vistos nas atuais gestões.

Vamos lutar em Coxixola por uma comunidade igualitária e plural (liberdade de religião, ideologia, política, sexual, etc), extirpando antigos e retrógadas ditadores do poder, promovendo a inserção das novas idéias, novos rumos para a sociedade coxixolense que moldem-se na perspectiva de avanços puros, duradouros e libertários.

A prática acompanha as idéias, os programas e palavras que são balbuciadas por alguns homens públicos de nossa comunidade, não chegam a sua prática vivida, e assim, ressaltamos a pergunta: E até que ponto vamos confiar nestes “homens”? Estou certo que temos que refundar os ideais e alguns personagens de Coxixola para que ela crescer com igualdade e pluralidade, castrando de uma vez a desigualdade social que há por lá. É o interesse individualista e ganancioso em uma ínfima parcela de nossa sociedade, mas quem promove esta disparidade, mantém uma subordinação ininterrupta e mascarada sobre uns e, para estes teremos de retirá-los a venda, mostrando-os o caminho da luz e que os bons moços são o “bicho preto” em forma de anjos.

Teremos que ter um objetivo para obter uma sociedade mais justa para nosso irmão coxixolense, os partidos devem se unir para unir o povo, mudando Coxixola, principalmente para aqueles que mais sofrem, os que não são atendidos com dignidade nos serviços públicos, etc. O povo é capaz de destruir, lutar e reconstruir uma Nova Coxixola, como que ressurgida das cinzas dos nossos antepassados que aqui lutaram por suas vidas, carregando água, lenha, fazendo carvão, lavando roupas, correndo atrás de rezes gordas que dais quais só sentiam o cheiro da gordura na brasa.

Para tal metamorfose ocorrer, não é uma só pessoa que a vai realizar ou esperar nascer um salvador para isto, quem vai fazer Coxixola mudar, é o povo junto, unido, educado, livre, consciente.

Os partidos não podem ser um fim, deter o poder única e exclusivamente pelo poder, mas um meio, um instrumento, uma força, uma forma de luta, para um propósito maior dentro da nossa sociedade, queira direta ou indiretamente, mais contribuindo para a libertação de toda Coxixola. Este deverá estar constantemente moldando-se a realidade, mas convictos nos princípios que o criara, e crescer, não de forma esdrúxula como se ver em nossa cidade, mas com pudor e respeito a toda e qualquer opinião.

Temos umas áreas de conflitos sociais no município sim, os assentamentos da reforma agrária, os quais para a administração atual são invisíveis, pois os senhores gestores públicos de nossa cidade não os vêem como indivíduos capazes de mudar seus próprios destinos tornando-se sujeitos de suas histórias.

Queremos a Transparência dos gastos públicos das administrações de Coxixola, que isto seja incorporado nas atuais gestões como prática rotineira, à população precisa saber como estar sendo gasto, ou poupado, o dinheiro da prefeitura e da câmara de vereadores. Para termos o conhecimento de 600 xeros coloridas por mês, por exemplo.

Uma sociedade se renova em idéias e ideais, perspectivas de crescimentos com renovação, liberdade, experiências das mais diferentes, mudanças de atitudes e até de posições e pensamentos, desde que se mantenha a dignidade, a sobriedade ética e moral. Não corrompendo a valor nenhum, quanto menos a um cheque de R$ 50.000,00.

Temos esperanças que a população excluída, explorada, humilhada por décadas em Coxixola veja na história que quando as massas ao redor do mundo ganharam consciência, mudaram os rumos de nações, povos, países, com modificações e formatos sociais desejados pela maioria.

A esperança ainda vive dentro de uns, não mais latente, agora ela é pulsante, dentro de outros ela já é vibrante. Cada um que se identificar com este simples texto, que busque ver o seu futuro a longo prazo, veja o futuro de seus filhos e netos. É este drama quadrianual que querem para suas futuras gerações?

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SÃO JOÃO DE TRADIÇÃO PARA INTEGRAÇÃO

EQUIPE QUE REALIZOU A FESTA

Em uma noite de sexta-feira (10/06/2011) foi o encerramento do são João da Escola Estadual Manoel Honorato Sobrinho de Coxixola/PB, uma mistura entre comunidade e profissionais educacionais que fazem a escola e muita descontração, me sentir a 13 anos atrás quando fazia parte integrante da mesma escola, mas hoje a escola estar evoluída e com novas visões, modernizada, reestruturada, com uma entusiasmada administração, soerguida de uma vontade popular de renovação.

A festa de são João não é invenção, é a tradição mais característica do cidadão nordestino, por pequena que seja, quando revelada a alegria flui naturalmente do íntimo entre os mais contidos e tímidos nordestinos. O ser humano que nasceu para interagir e viver em grupos encontra nos festejos juninos a máxima emoção de ser comunidade, totalmente transparente e óbvio, ficaram evidentes as emoções emanadas de um povo simples e alegre, é muito salutar esta comemoração para uma comunidade que sempre passou por provações, temos que prestigiar e valorizar estas iniciativas, porque nosso íntimo necessita de tal alegria.

Além de particulares e saudosas lembranças, vir filmes passarem no semblante de cada espectador, estava marcada nas expressões de cada um que participata ou simplemente prétigiava, tinha senhores e senhoras com similares relampejos de juvenilidade, havia outros que se sentia como se jovens realmente ainda os fossem, vir jovens querendo ser gente grande, vir quebra de preconceitos religiosos e homofóbicos, vir jovens de Coxixola mostrando seus valores artísticos na música e nas artes, vir pessoas simples serem lembradas, como Margarida Honório, Rita Casula que a ser lembrada encheu seus descendentes de uma explosivo orgulho em ser parte da festa, estava lá a famosa padaria de Zé Mago e seu inconfundível pão, também foi lembrada Dona Zefinha Albino com seus doces. Puras, singelas, mas verdadeiras homenagens a estes sujeitos que um dia dançaram, lutaram, fizeram, que fazem ou são a hístoria de Coxixola.

Os movimentos às vezes pareciam sul real, mais eram simples demonstração de um tipo de tribalismo a qual seus protagonistas se entregam as emoções mais puras, quase um transe, pois é isto que somos, uma grande nação de onde emana as mais variadas e belas emoções, daqueles que querem interagir e ver Coxixola uma só comunidade coesa e pronta para mostra aos seus filhos o que somos, o que queremos e para onde devermos caminhar, foi tudo isto que a festa da Escola nos mostrou.

SÃO JOÃO NA ESCOLA PARA A COMUNIDADE

A COMUNIDADE ASSISTE ATENTA AOS SEUS FILHOS MOSTRAREM SEUS DOTES ARTÍSTICOS E CULTURAIS, A TURMA CONCLUINTE FEZ UM CURTA METRAGEM SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

COM A ANIMAÇÃO DESTES FILHOS DE COXIXOLA TEVE INICIO O APOGEU DA FESTA, A TÃO FALADA E AGUARDADA QUADRILHA DE SÃO JOÃO

SIMPLES PRAZER DE SE EXPRESSAR COMO NORDESTINO E COXIXOLENSE, GALEGO SANDRO AJUDANDO A ANIMAR A FESTA

EMOÇÃO VERTIGINOSA DE QUEM OLHAVA A EXPLOÇÃO DE ALEGRIA DOS PARTICIPANTES DA QUADRILHA, SULREAL.

EXPLOSÃO DE ALEGRIA DUARANTE A QUADRILHA MARCAR POR BEBÉ GONÇALVES


MOMENTO DE DEGUSTAÇÃO DO CHEREM COM GALINHA DE CAPOEIRA, O MAIOR SUCESSO DA FEIRA

TODOS OS TIPOS DE COMIDAS TÍPICAS FORAM SERVIDAS DURANTE TODA A SEMANA

PERSSONAGENS IMPORTANTES PARA A FESTA, PROFESSORAS DA ESCOLAS ESTADUAL SANTINA E CORRINHA DE GALEGO

PRESTIGIANDO AS GOLOSEMAS DA PADARIA DE ZÉ MAGO E MINININHA

AGRADECIMENTO A TODA EQUIPE QUE FEZ O SÃO JOÃO DA ESCOLA PARA A COMUNIDADE, AINDA FALTARAM PESSONAGENS COMO NECO DE PRETA E OUTROS QUE FIZERAM A FESTA MAS NA HORA DA FOTO SUMIRAM PARA COMER GALINHA COM CHEREM

A NEGA PRETA DE LUORDINHA SÓ DE OLHO, PENSANDO NO CHEREM.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

3ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE

No Ano Internacional das Florestas, a 3ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola apresenta uma programação voltada para a importância da floresta na sobrevivência do homem.

Durante os cinco dias da Semana serão apresentados os episódios do documentário A Floresta e Você, vídeo inédito produzido especialmente para a SMA que mostra como a floresta mobiliza, abriga, cura, ensina e inspira várias pessoas na região amazônica.

Este ano, a Semana conta também com a exibição da série Tempo e Clima e vídeos inéditos produzidos pelo Ministério do Meio Ambiente: o documentário Áreas Protegidas – uma nova história da conservação no Brasil; e as animações premiadas no Cine Ambiente, parceria do MMA com o MinC.

Além disso, a Semana traz entrevistas, curiosidades e ainda a clássica participação dos Vídeos das Escolas, produções autorais de alunos e professores de escolas de todo o país.

Alunos, assistam aos videos e debatam sobre eles nas salas de aulas, no corredores, na praça com a namorado ou namorado, em casa com seus pais ou filhos, mas assistam e discutam, cobrem de seus professores quem estar assistindo também, vejam quais de seus professores são comprometidos com a questão do meio ambiente e da sustentabilidade do nosso planeta.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nova Briga, novo Palco

Agora é no Senado, o projeto do Novo Código Florestal Brasileiro chega nesta quarta-feira no senado e já tem briga. No senado vai passar por três comissões, mas o presidente da comissão do meio ambiente, senador Rodrigo Rollemberg ((PSB-DF), abre mão de relatar o projeto e indica o Senador Jorge Viana (PT/AC).

O presidente da comissão de meio ambiente quer que esta seja a ultima a discutir o projeto. Os pontos críticos e de divergências são: a emenda 164 de autoria do PMDB (que da poder aos estados definirem a legislação ambiental e regulariza as culturas nas áreas de APP); a outra é a anistia para quem desmatou até junho de 2008 que aderi-se a um programa de regularização ambiental.

Vamos ver como se comporta os governistas, Dilma promete veto aos pontos divergentes. E agora?

O ADEUS A MAIS UM FILHO


A migração nordestina, teve grande relevância na história da migração no Brasil desde a época do Império de D. Pedro II. Com o início do Primeiro Ciclo da Borracha em 1879, os nordestinos migraram para a Amazônia, fato que se repete com o Segundo Ciclo da Borracha durante a Segunda Guerra Mundial. Com o auge da industrialização no Brasil, entre as décadas de 1960 e 1980, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa. As capitais destes estados tornaram-se "terras de oportunidades".


Devido principalmente ao problema da exploração social e do trabalho na economia rural nordestina, relacionada e eventualmente justificada pela seca, somados com a grande oferta de empregos de outras regiões principalmente nas décadas de 60, 70 e 80, em especial na região Sudeste, verificou-se um pronunciado fluxo migratório de parte da população nordestina para outras regiões do país.


Na Década de 1990, entretanto, devido às crises econômicas e à saturação dos mercados de várias grandes cidades, surgiu um problema generalizado de aumento do desemprego, de queda da qualidade da educação e redução gradativa da renda (aliada a sua histórica distribuição desigual). Isto fez com que parte da população de origem nordestina e de seus descendentes, os quais antes haviam migrado pela falta de recursos, mantivessem uma baixa qualidade de vida. Por causa da visão espelhada nas décadas anteriores, o falso ideal imaginário que se formou em relação à região Sudeste é da promessa de uma qualidade de vida melhor, de fácil oportunidade de emprego, salários mais altos, entre outros; iludido por esse sonho, quando um nordestino migra para o Sudeste em busca de uma melhoria na qualidade de vida, acaba encontrando o contrário, além de sofrer preconceito social no dia-a-dia.


Com a melhoria estrutural de outras regiões do Brasil, somada aos problemas que surgiram nas grandes cidades por causa da superpopulação, a migração nordestina diminuiu consideravelmente. Apesar de o Rio de Janeiro e São Paulo continuarem sendo importantes pólos de atração, a migração "polinucleada" tornou-se mais evidente.


Nos últimos anos, o movimento tradicional de emigração tem reduzido ou até se invertido na região Nordeste. Segundo o estudo "Nova geoeconomia do emprego no Brasil", da Universidade de Campinas (Unicamp), os estados do Ceará, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte receberam mais migrantes entre 1999 e 2004 do que enviaram para outras regiões. O estado da Paraíba, segundo a mesma pesquisa, foi o exemplo mais radical da transformação por que tem passado os padrões migratórios na região: inverteu o padrão migratório do saldo negativo de 61 mil pessoas para o saldo positivo de 45 mil. Os estudiosos, em geral, concordam que os movimentos migratórios continuam intensos, sendo que não mais se dirigem quase que exclusivamente à região Sudeste, mas sim se concentram em direção às metrópoles nacionais nordestinas, como Fortaleza, Salvador e Recife.


O fluxo migratório teve substancial redução com os investimentos do governo federal na região, que de fornecedora de mão-de-obra passou a empregá-la.


Mas isso não ocorre em Coxixola - PB, que vai à contramão da história, pois enquanto a Paraíba traz seus filhos, Coxixola parece ser de outro país. Esta semana mais um de seus filhos foi buscar trabalho no Estado de São Paulo, Gilmar de Gino, como é mais conhecido, chegou à terra da garoa para trabalhar esta semana, que Deus o proteja nesta nova etapa da vida, não é só sua mãe que chora, mas todos que querem ver uma Coxixola melhor também o fazem copiosamente.


Enquanto a administração acumula dinheiro público nos cofres do Banco do Brasil, não trata os seus de igual forma, a desigualdade social ainda é grande, um jovem promissor como Gilmar, com um intelecto incrível, foi mais uma vitima da educação defasada de Coxixola, por não ter condições de estudar em escolhas particulares, como alguns, não consegui êxito no vestibular, talentoso como ele o é, tentou ficar no seu torrão levando a sua cultura como musico, mais não conseguiu, tentou em outras áreas, mais não tinha espaço, desesperado parte para o desconhecido com um sonho de voltar a terra que nasceu.


O que a administração de Coxixola pensa? Acha que todos têm recursos para pagar diplomas para seus filhos?


Uma terra como a nossa não pode mais deixar seus filho irem lutar de forma desigual em outras arenas, vamos pelo menos treiná-los ou dar condições para isto. O que falo aqui não é difícil, já que não tem lugar para ele aqui, que o treine ou lhe condicione para tal e que lute no perverso mercado capitalista de igual patamar. Mas esse irmão foi jogado a sorte, outra vez, nestes novos tempos, um filho de nossa terra parte deixando saudades e uma enorme indignação e um terrível sentido de incapacidade.


Vamos levantar uma bandeira dentro de Coxixola, de não deixar nossos filhos saírem, se estes o fizerem que o façam capacitados, treinados, profissionalizados, para brigarem por seus lugares nos mercados Brasil a fora e no da vida. Boa Sorte Jovem Gilmar.