RÁDIO COXIXOLA WEB

segunda-feira, 29 de março de 2010

COMO É SER UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO NO ANO DE 2010?

Na cabeça de muitos que lá não estão é bastante fácil e pra muitos que lá se encontram é moleza, e isto estar impregnado em nossa cultura, e tudo aquilo que vira cultura, não é de fácil modificação ou adaptação a um ritmo e/ou forma inovadora, diferente do que estão acostumados no dia a dia...
Mas há “mentes” novas, com vontade de trabalhar e que ainda conseguem desenvolver algo, há mentes novas que querem mais não sabem como conseguir, há aquelas que têm vontade mais não tem coragem, existem outras que por não encontrarem “facilidades” não tentam também se encontra outras que tem a mente de “velhos” acostumados a velhos costumes... Pensem que, diferente do que se prega, há mentes que lutam contra a correnteza há vários anos e que ainda se mantém novas e com vontade de fazer algo... E são nessas que as “novas” com espírito de tal que devem beber em sua sabedoria e experiência de vida... Sendo que da mais pútrida e fétida “cabeça” podem se extrair algo de proveito na vida...
Há demagogia, intrigas, má vontade de todo tipo, comodismo, os “ajeitadinhos”, a falta do que fazer, planejamento deficiente, etc.
Quanto as cobranças por parte da sociedade beneficiada, falta essa cumprir com seu papel enquanto tal e conscientes do quer deve ser feito, procurarem suas melhoras de forma justa e sustentável... Infelizmente no mundo de hoje cadê ai “de forma econômica”.
Então já da pra ver que tem os dois lados, que há o que não devemos seguir e existem os que devemos nos apoiar... Mas como sabermos se em todos o que vemos são a busca por seu próprio umbigo? É aquele velho jargão: “farinha pouca, meu pirão primeiro”, diante de tanta falta de consciência, vergonha, honestidade, verdade, transparência, dignidade, honra, austeridade... Realmente é difícil.
Então, há uma luz no final do túnel? Sim tem, pois temos a força do voto e é nesse que devemos nos prender e colocar nossa vontade de mudança ou continuar, mais sempre com uma visão holística e democrática, de forma solidária.
Mas agora vamos nos colocar no lugar dos funcionários... Que querem fazer mais não se ver apoiados para tal, e o pior, quanto tentam, a primeira barreira é vencer o ceticismos dos companheiros acomodados, esbarrar em políticos querendo fazer uma campanha em cima de um bocado de boa vontade, outros colegas que querem crescer em cima de seu trabalho, outros que por não terem pesado antes lhes taxam de tolo e que isto é desperdício de tempo, e o pior de os próprios beneficiários quererem tudo de graça e não terem ética e moral na aplicação das atividades/aquisições, sempre tem alguém querendo algo mais, se não é o dinheiro que sobra para os “tocos” é vantagens políticas...
É fácil ser um funcionário publico? Sempre ouvir falar, “ser o posição é fácil, difícil é ser situação”.

Trabalho na EMATER-PB, que tem todos estes personagens, mas que há muita gente querendo fazer algo... Só que um dia uma cidadã me pergunta se trabalho na EMATER, lhe respondo com orgulho que sim, ai uma outra colega que a acompanhava faz um comentário que me engasga até hoje “ai só entra quem tem QI (quem indica) pra não fazer nada” como vir que ela não tinha conhecimento do que era realmente a EMATER-PB me calei e apenas lhe sorrir... Tem? Inegável que sim, mais a EMATER-PB tinha feito um concurso e todos que na mesa estavam, eram concursados.
Então no seio da sociedade é que nascem os funcionários que ela merece... Tem o representante político que merecem... Tem o representante sindical que merecem...
Não mudamos ninguém, mais podemos contribuí e muito para que as coisas sejam diferentes, apenas com reivindicações corretas e concomitantes acompanhadas da energia necessária para tal.
O papel da sociedade é este, o nosso enquanto funcionário é fazer valer aquilo que nos pagam... E junto da sociedade beneficiado, desfrutas da glorias de seus esforços conjuntos...
Sendo que é bom ser funcionário público mesmo, é prazeroso trabalhar com desenvolvimento, é bom termos confiança que o seu salário vai vir no final do mês... Mas será que a maioria de nós estarmos cumprindo com nosso papel? Será que prestamos conta a sociedade do que fazemos de forma clara? Será se o que recebemos é o justo pelo trabalho que desempenhamos? E quem nos cobra isto?
A sociedade brasileira tem de ser mais atuante, cobrar mais e o fazer de forma correta, muitas fezes estas cobranças são motivadas pelo desejo pessoal de alguém, ou porque estar insatisfeito com algo ou porque vislumbra algo futuro, e sempre em beneficio próprio.
Participando em conjunto é que vamos fazer crescer uma nova vontade de ser agentes de nosso ser...
E Viva a liberdade de se expressar... De contestar... De Ser e Estar diferente... Ser quem você é e não o que a sociedade consumista quer lhe transformar... Sejam glorificado os que querem fazer algo pelo próximo e perdoados os que não pesarem dessa forma, pois se somos pagos para o que fazemos, que o façamos de todo o profissionalismo.